UFES sediará II Seminário Internacional “Habitação, mobilidades e desigualdades”

A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) receberá, nos dias 26 e 27 de março de 2026, a segunda edição do Seminário Internacional “Habitação, Mobilidades e Desigualdades”, que ocorrerá no Auditório do IC-II (CCHN – Campus Goiabeiras, Vitória) e no Laboratório de Geotecnologias da UFES. O evento reúne pesquisadores, estudantes e profissionais para debater as transformações urbanas e metropolitanas na América Latina e Europa a partir das dinâmicas de migração, mobilidade e desigualdade socioespacial.

O seminário é fruto do projeto de pesquisa “As migrações internas e as novas formas urbanas e metropolitanas: Brasil, Argentina, Chile, México e Espanha”, financiado pela Chamada Pública MCTI/CNPq nº 16/2024 e coordenado pelo professor Ednelson Mariano Dota, do Departamento de Demografia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e dos Programas de Pós-Graduação em Demografia (UNICAMP) e Geografia (UFES).

A primeira edição do encontro ocorreu em Campinas–SP, em novembro de 2024, consolidando um espaço interdisciplinar de diálogo sobre os desafios contemporâneos das cidades. A segunda edição, agora sediada na UFES, amplia esse debate ao incorporar atividades teóricas e práticas, incluindo conferências, mesas-redondas, workshops e uma visita técnica de campo em Vitória.

No primeiro dia (26/03), as atividades começam às 14h30 com credenciamento, seguido por uma sessão de abertura com autoridades acadêmicas e a apresentação dos objetivos do seminário. Às 15h, o pesquisador Jorge Rodríguez Vignoli (CELADE/CEPAL – Chile) ministrará a conferência “Migración y sistemas de asentamientos humanos en América Latina: continuidad y cambio en el siglo XXI”, com comentários do professor Ednelson Dota.

Na sequência, às 17h, ocorre a mesa-redonda “Mobilidades e produção da cidade”, reunindo especialistas de diferentes instituições, como UFES, UNICAMP, IPEA e IJSN/UVV, com debate conduzido pelo professor Carlos Teixeira de Campos Jr. (PPGG/UFES). À noite, será realizado um workshop voltado ao ensino na educação básica, conduzido por Yago Oliveira dos Santos (PPGG/UFES e professor da Rede Estadual de Ensino), que abordará o uso de dados do IBGE para compreender realidades territoriais e sociais.

No segundo dia (27/03), pela manhã, o pesquisador Jorge Rodríguez Vignoli retorna para um workshop sobre análises comparativas internacionais com dados do CELADE/CEPAL. À tarde, será realizada um trabalho de campo em áreas de urbanização de Vitória, guiada pelo professor Rafael de Castro Catão (PPGG/UFES), observando in loco processos de urbanização recente, dinâmicas de habitação e mobilidade urbana, além de contrastes socioespaciais e desigualdades metropolitanas.

As inscrições para o II Seminário Internacional “Habitação, mobilidades e desigualdades” estão abertas e podem ser realizadas por meio do formulário disponibilizado pelos organizadores, no link abaixo. O prazo final para inscrição é 20 de março de 2026, e a participação é gratuita. As oficinas tem vagas limitadas, e o inscrito deve manifestar interesse em participar.

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSffjd2xakvgCEmUBrA_36lsa5nz6xPJ...

Conheça o projeto: https://www.nepo.unicamp.br/projetos/formasurbanas/

 

Tags: 
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910