Laboratórios

LABORATÓRIOS PARA PESQUISA

No que concerne à infra-estrutura, deve-se ressaltar que as melhorias de infra-estrutura dos laboratórios de Cartografia Geográfica e Geotecnologias (Geomática) e de Geografia Física obtidas com recursos do Pro-Equipamento em 2010 por meio do sub-projeto "Geotecnologias aplicadas aos estudos territoriais, ambientais e demográficos" e em 2011 com o sub–projeto "Geotecnologias aplicadas aos estudos socioambientais no Espírito Santo", favoreceram também ao Curso de Graduação, pois os Laboratórios são compartilhados pelos cursos de Graduação e de Pós-Graduação.

O Programa de Pós-Graduação em Geografia conta atualmente com os seguintes laboratórios temáticos e núcleos
de pesquisa voltados para o suporte às atividades de ensino e pesquisa do PPGG:

LABORATÓRIO DE CARTOGRAFIA GEOGRÁFICA E GEOTECNOLOGIAS - LCGG
Coordenador: Prof. André Luiz N. Coelho
Objetivos: O Laboratório de Cartografia Geográfica e Geotecnologias - LCGG foi criado com o objetivo de desenvolver atividades de pesquisa, ensino e extensão no campo geotecnológico, visando integrar e gerenciar dados e/ou informações com referência espacial, além de aplicar métodos e técnicas vinculadas ao Sistema de Informações Geográficas (SIG), Sensoriamento Remoto (SR), Processamento Digital de Imagens (PDI); Análise Demográfica, entre outras ferramentas com alunos da Graduação e Pós-Graduação em Geografia, assim como outros departamentos e Programas de Pós-Graduação de áreas afins da Universidade.

Atividades: O laboratório atende diversas disciplinas da Graduação e Pós-Graduação em Geografia como Sistemas de Informações Geográficas - SIGs; Introdução ao Sensoriamento Remoto; Dinâmica Demográfica; Métodos de análise Demográfica; Tratamento de Imagens Orbitais e Aplicações Geográficas; Sistemas de Informações Geográficas Aplicáveis a Recursos Naturais Renováveis, dentre outras.
O laboratório está estruturado para execução de projetos voltados para Produção e Análise de Informações Geográficas e Processamento Digital de Imagens, visando a Cartografia temática digital, Zoneamento Ambiental, Planejamento Municipal, Análises Hidrogeográficas, Modelagem em SIG.
Ainda no âmbito do Laboratório de Cartografia Geográfica e Geotecnologias está sediado o Grupo de Estudo Geografia e Cartografia para Escolares, cuja atuação se associa aos principais temas de investigação como representação do espaço, materiais cartográficos e novas tecnologias, metodologia de ensino e formação profissional. Destacam-se as pesquisas a respeito de Atlas escolares. O objetivo principal dos estudos acerca da Cartografia para Escolares consiste em realizar investigações junto a universidades, escolas ou outras instituições a respeito de diferentes temas relativos à formação de jovens no domínio da linguagem cartográfica.

-Espaço Físico do LCGG (três ambientes)
Sala 1 - Informática
Funcionário Responsável: Eduardo Segóvia Chrisóstomo
Responsável/Estagiários: Fabricio Holanda Nascimento; Diego Leandro Monteiro
Horário de Funcionamento: Segunda à sexta-feira das 14:00h às 17:30 horas, Telefone: (27) 4009-2495
A sala está equipada com 36 (trinta e seis) computadores com softwares de SIG. Possui um amplo acervo de dados espaciais (vetorial e raster) de órgãos como IBGE, ANA, ANEEL, IBAMA, INPE, IEMA, entre outros, o laboratório está credenciado ao Sistema Integrado de Bases Geoespaciais do Estado do Espírito Santo – GEOBASES. O Laboratório de Cartografia Geográfica e Geotecnologias junto com o Laboratório de Geografia Física possui também uma parceria junto ao Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) em projetos como o de elaboração do mapeamento geomorfológico do Estado do Espírito Santo com emprego de Geotecnologias.

Sala 2 – Mapoteca e Cartografia
Sala equipada para execução de leitura, manipulação e produção de documentos cartográficos analógicos e para fotointerpretação por estereoscopia.

Sala 3 – Cartografia
Sala equipada com mesas e cadeiras apropriadas para manipulação de documentos cartográficos.

Equipamentos do LCGG (à exceção do equipamento de informática que será listado à parte):
• 8 GPS (de navegação)
• 1 GPS L1 / L2 GODÉSICO (EPOCH 25)
. 36 computadores equipados com placa de som, vídeo e gravadores de CD/DVD;
• conjuntos de estereoscópios (41);
• curvímetros;
• planímetros;
• lupas;
• aplicativo computacional SIG ArcGIS 10(ESRI),
• aplicativo computacional SIG Kosmo,
• aplicativo computacional Quantum GIS,
• aplicativo computacional ArcINFO10
• aplicativo computacional SIG Spring 5.1,

Acervo do LCGG
• Mapoteca contendo cartografia do IBGE e EMBRAPA e outros órgãos
• Aerofotos analógicos do Estado do Espírito Santo, escala: 1:15.000
• Aerofotos digitais Estado do Espírito Santo, escala: 1:15.000
• Imagens dos Satélites LANDSAT (2010) do Estado do Espírito Santo e Brasil.
• Planos de Informações/shapefiles da Rede GEOBASES - (Sistema Integrado de Bases Geoespaciais do Estado do Espírito Santo) com diferentes categorias de informações (hidrografia, relevo,vegetação, sistema de transporte, educação e cultura, entre outras), para uso em Sistema de Informações Geográficas.
- O Laboratório possui acesso ao Portal de periódicos da CAPES

LABORATÓRIO DE GEOGRAFIA FÍSICA
Coordenadora: Ana Christina Wigneron Gimenes
Participantes: alunos de graduação, pesquisadores, professores, profissionais técnicos da área de planejamento regional e da área ambiental. O laboratório possui infraestrutura instalada utilizada para análises físicas e químicas voltadas aos estudos sedimentológicos e pedológicos. Conta ainda com infra-estrutura para análise como equipamentos portáteis aplicáveis aos levantamentos topográficos, geomorfológicos e geotécnicos.
- Vertente Pesquisa:
1. Suporte a projetos na área de Geografia Física;
2. Produção de material técnico e didático para profissionais de nível médio e superior;
3. Capacitação técnico-profissional para alunos de graduação e pós-graduação.
- Vertente Extensão:
1. Capacitação/aprimoramento técnico-profissional para profissionais de áreas afins de instituições de pesquisa e ensino médio e superior pública e privada;
2. Capacitação técnico-profissional para profissionais da área da indústria e de serviço;
3. Consultoria técnica à comunidade urbana e rural;
4. Projetos de educação ambiental comunitária;
5. Organização de eventos científicos na área de Geografia Física: palestras, debates, colóquios, simpósios, work shops, conferências, feiras e congressos.
Organização de eventos científicos na área de Geografia Física: palestras, debates, colóquios, simpósios, work shops, conferências, feiras e congressos.
Equipamentos do Laboratório de Geografia Física:
3 GPS DE NAVEGAÇÃO
2 Altímetros/barômetros digitais,
4 Bússolas Geológicas,
2 Hipsómetro/clinómetro,
3 Estereoscópios de espelhos,
3 Miras Telescópicas de alumínio,
5 Clinômetros (nível tipo Abney),
03 Medidores digitais de distância,
1 capela de exaustão de gases - chemfree 2000 m,
1 Centrífuga Refrigerada,
1 Destilador de água Cristófoli,
1 Bomba de Vácuo - Q955B,
1 Deionizador Hermético,
1 Forno mufla microprocessado,
1 Laminadora com serra diamantada,
1 Lixadeira de precisão,
1 Agitador magnético,
1 Estação meteorológica Automática,
1 Termo Pluviômetro,
1 Barrilete de PVC, p/armazenar agua destilada, cap. 50l c/ torneira ,
1 Contador de Pulso Eletrônico,
1 Haste de Vau,
1 Micro Molinete Fluviométrico – Modelo Mini,
1 Contador de Pulso Eletrônico,
1 Amostrador com Garrafas,
1 Equipamento de Compensação de Pressão Atmosférica,
1 Amostrador - DH 48.
1 balança de precisão
1 Estufa
1 Projetor (DataShow)

  • O Laboratório possui acesso ao Portal de periódicos da CAPES

LABORATÓRIO DE GEOGRAFIA HUMANA
Coordenador: Prof. Mauricio Sogame
Atividades: O Laboratório de Geografia Humana é um Programa de pesquisa e de extensão, realiza diversas atividades ligadas à extensão e à pesquisa notadamente as linhas e grupos de pesquisas:
. Fragmentação e segregação urbana;
. Regiões metropolitanas;
. Estudos regionais e urbanos.
. Estudos sobre as redes técnicas, sobre os espaços e territórios rurais com enfâse na agroecologia e conflitos no campo.
O Laboratório conta com uma DVDteca e uma VideoTeca, que juntas somam mais de 100 exemplares de filmes, documentários e entrevistas disponíveis para professores e estudantes do curso de Geografia e de outros cursos. Conta, igualmente, com uma pequena biblioteca com diversas revistas cientificas, publicações de instituições de pesquisa, cartilhas, monografias, teses e livros. Tem ainda computadores, impressoras que permitem a realização do trabalho de pesquisa. O Laboratório possui acesso ao Portal de periódicos da CAPES

LABORATÓRIO DE SEDIMENTOLOGIA COSTEIRA
Coordenadora: Prof. Jacqueline Albino
Objetivo: Proporcionar aprendizado e práticas em Oceanografia Geológica. Geografia Física e Geomorfologia
Atividades: Aulas práticas e pesquisa
Descrição do laboratório: Laboratório composto de equipamentos para a realização de análises sedimentológicas físico-químicas.

NÚCLEO DE ESTUDOS DE ARQUITETURA E URBANISMO
Coordenadora: Prof. Eneida Maria Souza Mendonça
Objetivo: Núcleo de estudos criado em 1995 com a intenção de elaboração de projetos relacionadas ao campo da arquitetura e do urbanismo, abrangendo teoria e planejamento urbano.
Atividades: Realização de pesquisas e atividades de extensão
Descrição do Núcleo: Trata-se de espaço equipado com computadores, impressoras, máquina fotográfica, gravador, mesas de estudo, pequena biblioteca, destinado à pesquisa.

LABGEST – LABORATÓRIO DE GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Coordenador: Edmilson Costa Teixeira – Engenharia Ambiental – UFES
Professor do Programa em Geografia envolvido: Gisele Girardi
Objetivo: O laboratório foca suas ações principalmente, de forma continuada, na área de "Recursos Hídricos e Desenvolvimento Sustentável Local e Regional". Atividades: as principais temáticas de investigação são os instrumentos da gestão de recursos hídricos; a racionalização do uso da água na agricultura, desenvolvimento local/territorial e dados e informações para gestão de recursos hídricos. A gestão participativa e integrada de recursos hídricos é a temática transversal articuladora das pesquisas nos temas acima mencionados. Outros temas afins aos perfis dos pesquisadores que compõem o grupo são também contemplados, porém dependentes de oportunidades geradas pelas demandas da ciência e tecnologia e do mercado. Neste contexto, o grupo vem trabalhando atualmente no tema "hidrodinâmica do tratamento de água e efluentes". O grupo vem atuando em nível regional, nacional e internacional, através do desenvolvimento de estudos, pesquisa e extensão. Entre os parceiros e beneficiários dos trabalhos do grupo incluem-se: - No Espírito Santo: IEMA, SECT, SEBRAE, INCAPER, FUNASA, SESA, SEMMA-Serra, Prefeitura Municipal de Itarana, Comitês de Bacia Hidrográfica (Rios Jucu e Santa Maria da Vitória) - Em Minas Gerais: IGAM e Comitê do Rio Caratinga. - Em âmbito Nacional: ANA, Comitê do Rio Doce e Projeto Águas do Rio Doce. - Em âmbito internacional: Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique) e a Direcção Nacional das Águas de Moçambique. Destaca-se, ainda, a efetiva participação do LabGest na Water Resources Management, Development and Participation Network e em sua sub-rede lusófona, na rede de pesquisa CTI-Doce e a cooperação com outros núcleos e grupos de pesquisa, tais como o Laboratório Patrimônio & Desenvolvimento Territorial (Arquitetura-Ufes) e o Núcleo de Estudos em Movimentos e Práticas Sociais (Serviço Social - Ufes).

LIEG - LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA PARA O ENSINO DE GRADUAÇÃO
O Mestrado conta também com a O LIEG - Laboratório de Informática para o Ensino de Graduação, do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), que é utilizado para aulas práticas e pesquisas e conta com muitos computadores para dar suporte aos cursos.

Transparência Pública
Acesso à informação
Reuni

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910