Estágio de docência e outras informações

Norma geral sobre os Estágios de Docência:O Estágio de Docência é obrigatório para todos os alunos que estejam na condição de bolsistas da CAPES/DS, conforme previsto na Portaria MEC/CAPES nº 76/2010, e opcional para os demais alunos.
Portaria MEC/CAPES nº 76/2010, de 14 de abril de 2010:
ESTÁGIO DE DOCÊNCIA
Art. 18. O estágio de docência é parte integrante da formação do pós-graduando, objetivando a preparação para a docência, e a qualificação do ensino de graduação sendo obrigatório para todos os bolsistas do Programa de Demanda Social, obedecendo aos seguintes critérios:
I - para o programa que possuir os dois níveis, mestrado e doutorado, a obrigatoriedade ficará restrita ao doutorado;
II - para o programa que possuir apenas o nível de mestrado, a obrigatoriedade do estágio docência será transferida para o mestrado;
III - as Instituições que não oferecerem curso de graduação, deverão associar-se a outras Instituições de ensino superior para atender as exigências do estágio de docência;
IV - o estágio de docência poderá ser remunerado a critério da Instituição, vedado à utilização de recursos repassados pela CAPES;
V - a duração mínima do estágio de docência será de um semestre para o mestrado e dois semestres para o doutorado e a duração máxima para o mestrado será de dois semestres e três semestres para o doutorado;
VI - compete à Comissão de Bolsas CAPES/DS registrar e avaliar o estágio de docência para fins de crédito do pós-graduando, bem como a definição quanto à supervisão e o acompanhamento do estágio;
VII - o docente de ensino superior, que comprovar tais atividades, ficará dispensado do estágio de docência;
VIII - as atividades do estágio de docência deverão ser compatíveis com a área de pesquisa do programa de pós-graduação realizado pelo pós-graduando.
IX - havendo específica articulação entre os sistemas de ensino pactuada pelas autoridades competentes e observadas as demais condições estabelecidas neste artigo, admitir-se-á a realização do estágio docente na rede pública de ensino médio;
X - a carga horária máxima do estágio docência será de 4 horas semanais.Observações Específicas do Programa sobre os Estágios de Docência:
Estágio de docência:

O Estágio de Docência objetiva a preparação para a docência e a qualificação do ensino de graduação e é obrigatório para todos os pós-graduandos bolsistas, podendo ser cumprido, em caráter optativo, pelos pós-graduandos que não recebem bolsa. No Estágio de Docência do Programa de Pós-graduação em Geografia são executadas atividades de docência (prática ou teórica) junto à disciplina do curso de graduação da UFES, tais como: a) Ministrar aulas em disciplinas do curso de graduação; c) Auxiliar na preparação de material didático; c) Auxiliar no acompanhamento e/ou correção de trabalhos; d) Orientar alunos da disciplina no desenvolvimento de atividades/trabalhos práticos; e) Propor e acompanhar atividades adicionais aos alunos interessados; f) Auxiliar a execução de aulas em laboratório e trabalho de campo. Com relação ao item “a”, a carga total de aulas ministradas por alunos em Estágio de Docência não pode ultrapassar 30% da carga total da disciplina na qual o estágio é realizado.
Conforme o Regimento do Estágio de Docência no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo, o Estágio em Docência tem carga horária de 60 horas.

No ano de 2012 foram desenvolvidos Estágios em Docência nas seguintes disciplinas da Graduação (todas as disciplinas obrigatórias, com frequência média de 40 alunos):

-Disciplina da graduação: Conceito de Geografia Humana
Docente responsável: Luis Carlos Tosta dos Reis
Estagiário em docência : Reginaldo Alex Calça Vara
Período: 2012/1
Síntese das atividades desenvolvidas: ministrou aulas, auxílio na preparação de materiais didáticos, auxílio no acompanhamento e/ou correção de trabalhos.

-Disciplina da graduação: Cartografia Geográfica II
Docente responsável: Gisele Girardi
Estagiário em docência: Douglas Salaroli
2012-2

-Disciplina da graduação:Geografia Rural
Docente responsável: Paulo César Scarim
Estagiário em docência: Pedro Henrique Gomide da Silva Luca
2012-1

-Disciplina da graduação: Geografia e planejamento
Estagiário em docência: Josilene Cavalcante Correa
2012-2
Síntese das atividades desenvolvidas: ministrou aulas, auxílio na preparação de materiais didáticos, auxílio no acompanhamento e/ou correção de trabalhos, preparação e participação em trabalho de campo.

-Disciplina da graduação: Cartografia Geográfica II
Docente responsável: Gisele Girardi
Estagiário em docência: Rodrigo Huebra Martins

-Disciplina da graduação: Geografia Humana e Cultural do Brasil
Docente responsável: Ana Lucy Oliveira Freire
Estagiário em docência : Beatriz Mauro Zandonadi
2012-1

A integração graduação-pós-graduação é considerada muito positiva: possibilita a melhoria da qualidade dos trabalhos de graduação e, para os mestrandos, representa uma oportunidade de prática de atividades didáticas.

Reuni

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.