Bibliotecas

SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS DA UFES (SIB/UFES):

A Biblioteca Central e um órgão suplementar vinculado diretamente à Reitoria, é a unidade que coordena os procedimentos técnicos de todas as unidades do SIB/UFES necessários ao provimento das informações às atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração da UFES.
O SIB/UFES conta com sete unidades: Biblioteca Central, Biblioteca Setorial Tecnológica, Biblioteca Setorial de Ciências da Saúde, Biblioteca Setorial do CEUNES, Biblioteca Setorial de Ciências Agrárias, Biblioteca Setorial do Nedtec e Biblioteca Setorial de Artes. O SIB/UFES dispõe de 300.107 exemplares e 129.342 títulos de livros, 11.116 exemplares e 8.291 títulos de trabalhos acadêmicos, 3.778 exemplares e 2.634 títulos de multimeios e 2.554 exemplares e 127.920 títulos de periódicos. Destas unidades, aquela de maior interesse para o Programa é a Biblioteca Central que se encontra no Campus onde se encontra o Programa de Pós-Graduação em Geografia;. Adicionalmente, o Programa também conta com um acervo disponível nos laboratórios, adquiridos com recursos provenientes de diversos projetos de pesquisa e com uma biblioteca setorial de Geografia.

O SIB/UFES está informatizado com mais de uma centena de computadores ligados à internet. Temos participado ativamente do PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES, que se constitui num valiosíssimo instrumento para o desenvolvimento dos trabalhos de pesquisa, particularmente nos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu. Além do acesso nas instalações do SIB/UFES, os professores e alunos também fazem o acesso ao Portal da CAPES a partir das várias unidades de ensino. Os pesquisadores, professores e estudantes dos programas de pós-graduação da UFES também podem ter acesso remoto via CAFe.

A Biblioteca Central possui um acervo de 91.540 títulos e 209.237 exemplares de livros, 4.116 títulos de dissertações e teses em 5.697 exemplares e, 2.147 títulos e 3.023 exemplares de Multimeios, além da maior parte dos periódicos do sistema SIB/UFES.
O acervo de livros da Biblioteca Central na área de Geografia é de 1.368 títulos e 2.614 de exemplares e de 773 títulos e 1.695 exemplares na área de Geociências. Estes números não retratam o acervo da área, pois o sistema da biblioteca classifica muitas publicações que são solicitadas pelo Curso de Geografia em outras áreas afins, em particular nas sessões: Coleção Especial Espírito Santo, Sociologia, Ecologia, Geologia, Ciências Biológicas, Ecologia, História, Economia, Estatística, Arquitetura e Urbanismo.
O acervo de periódicos impressos da Biblioteca Central, na área da Geografia contêm 52 títulos e 1602 exemplares, ele é composto, notadamente, pelos seguintes títulos: Acta Amazonica; Boletim de Geografia Teorética; Boletim Intercâmbio Sesc; Cadernos de Geografia (PUC-MG); Geografares (UFES); Geografia (UNESP Rio Claro); Geosul; National Geographic Brasil; Revista Brasileira de Geociências; Revista Brasileira de Geofísica; Revista Brasileira de Geografia; Revista de Geografia; Revista Geográfica Universal; Os caminhos da terra.; Fator Gis: a revista do geoprocessamento; Boletim de Geografia Teorética; Geográfica Universal; Solos E Rochas = Suelos Y Rocas = Soils & Rocks: revista latino-americana de geotecnia; Gim International. Geodetical Information & Trading Centre; National Geographic; Photogrammetric Engineering And Remote Sensing. United States: American Society of Photogrammetry and Remote Sensing; Geographie Et Cultures; Boletim Da Sociedade Brasileira De Geografia; Revista Esso; Boletim Geográfico; Revista Da Sociedade De Geografia Do Rio De Janeiro; Revista Da Sociedade Brasileira De Geografia.
O acervo de multimeios em Geografia da Biblioteca central é composto de 55 títulos e de 97 exemplares. A Biblioteca tem, igualmente, um acervo de 33 títulos e 55 exemplares da área de Geografia.
O acervo da Geografia na Biblioteca Central aumentou significativamente nos últimos anos, pode-se, particularmente, destacar as publicações internacionais. A política de compras de livro da UFES é das mais proativas, os recursos destinados para a Geografia estão entre os mais importantes da UFES.

O SIB/UFES está informatizado com mais de uma centena de computadores ligados à internet. Temos participado ativamente no PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES, que se constitui num valiosíssimo instrumento para o desenvolvimento dos trabalhos de pesquisa, particularmente nos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu. Além do acesso nas instalações do SIB/UFES, os professores e alunos também fazem o acesso ao Portal da CAPES a partir das várias unidades de ensino. Além desse acesso direto dentro das instalações da UFES, os professores, alunos, pesquisadores e funcionários da UFES podem acessar o Portal de Periódicos da CAPES de fora da UFES de duas maneiras: (cf. ): I - Através da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), usando o link MEU ESPAÇO no canto superior direito da página do Portal, a pessoa utiliza a identificação institucional da UFES, pois a UFES faz parte da CAFe desde 2011; II - Através do SAR - Serviço de Acesso Remoto ao Portal de Periódicos da CAPES, que foi criado em final de 2008 através da parceria entre a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), o Núcleo de Processamento de Dados (NPD) e a Biblioteca Central.
O SIB/UFES faz parte das seguintes redes:
• PERGAMUM
• BIREME
• COMUT
• BIBLIODATA
• REBAP
• REBAE
• CCN
• ISTEC
. Domínio Público
. SciFinder
. Cambridge books on line
. Revista dos Tribunais on line
. Wiley on line Library
. Library Predisplay
. IEEE Xplore Digital Library
. Capes Periódicos
. CBBU.
Dentre os serviços oferecidos pelo SIB/UFES destacamos:
- Catálogo on line;
- Empréstimo domiciliar;
- Treinamento de usuários;
- Levantamento bibliográfico;
- Orientação e Normalização de Trabalhos Acadêmicos;
- Comutação bibliográfica;
- Reserva da bibliografia usada nos cursos;
- Catalogação na Publicação;
- Página WEB;
- Biblioteca Digital;
- Empréstimo entre bibliotecas;
- Orientação e treinamento no Portal de Periódicos;
- Publicação de Dissertações e Teses na Biblioteca Digital.

O SIB-UFES dispõe de acesso direto a livros, jornais e artigos em meio eletrônico por meio dos seguintes sites encontrados no link E-Books e E-Jornals (que podem ser consultados de fora da UFES por meio do mesmo sistema invocado precedentemente):
1-Newspaper Direct
O SIB acaba de assinar a base de dados de jornais intitulada Newspaper Direct. Esta base possibilita acesso a 1700 jornais correntes de 92 países em 48 idiomas no formato original, incluindo textos e imagens com atualizações diárias. Pode-se acessar 90 dias retroativos das publicações dos jornais. O sistema permite o envio de artigos por email. Dentre os jornais nacionais podemos destacar: Folha de São Paulo, Estado de São Paulo, Valor Econômico, Agora, Jornal do Dia, entre outros, além dos internacionais: The Washington Post; Los Angeles Time, The Wall Street Journal, Clarin, Le Monde, etc.
2-O SciFinder Scholar
É uma ferramenta de pesquisa do Chemical Abstracts Service (CAS), a SciFinder é um serviço de indexação de periódicos científicos na área de Química. A SciFinder cobre as áreas de Química Orgânica, Química Inorgânica, Físicoquímica, Química Analítica, Engenharia Química, Processamento de Petróleo, Tintas, Revestimentos, Engenharia Sanitária, Poluição do Ar e da Água, Tratamento de Resíduos, Ciências Ambientais, Farmacologia, Toxicologia, Medicina Experimental, Biologia Celular e Molecular, Genética, Genoma, Proteoma, Bioquímica, Microbiologia, Enzimologia, Alimentos; Física, Química e Engenharia de Materiais, Polímeros, Elastômeros, Ligas, Cerâmica.
É composta pelas bases de dados: Caplus (a partir de 1907); Registry (a partir de 1907); Chemical Reactions (a partir de 1840); Substâncias Químicas Regulamentadas (a partir de 1778);CHEMCATS; Medline (Saúde).
3-IEEE
Usuários dentro dos campi da UFES (que podem ser consultados de fora da UFES por meio do mesmo sistema invocado precedentemente) podem acessar a Biblioteca Digital do IEEE. Estão disponíveis livros e arquivos em texto integral, dispostos em capítulos, no formato pdf, para facilitar a impressão, quando necessária, de parte da obra. Dentre o material disponibilizado estão as coleções: IEEE/IET Electronic Library (IEL) (a partir de 1983), IEEE-Wiley eBooks Library (1974 a 2013), VDE VERLAG Conference Proceedings (a partir de 2005).
4-Wiley-Blackwell e Cambridge E-books
Usuários dentro dos campi da UFES (que podem ser consultados de fora da UFES por meio do mesmo sistema invocado precedentemente) podem acessar diversos títulos das editoras Wiley e Cambridge. Estão disponíveis livros em texto integral, dispostos em capítulos, no formato PDF, para facilitar a impressão, quando necessária, de parte da obra.
A partir do site da Biblioteca Central é possível acessar diretamente os seguintes sites por meio de links, o que facilita muito a vida dos estudantes e dos professores. Abaixo estão listados os mais importantes:
1-Acessibilidade
Acessibilidade legalAcesso BrasilDeficiente on-line
2-Biblioteca digital
Mundial
3-Biblioteca eletrônica de periódicos
SciELO
4-Bibliotecas brasileiras Online
Bibliotecas na Net
5-Bibliotecas estrangeiras Online
Biblioteca Nacional da EspanhaBiblioteca Nacional da FrançaBiblioteca Nacional de PortugalBritish LibraryLibrary of Congress
6-Biblioteconomia
ABNTCFBCRB 6ª RegiãoIFLAISO
7-Buscas
AchaakiGoogle Brasil
8-Catálogo
Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas
9-Comutação Bibliográfica
BIREMECOMUT
10-Dados Estatísticos
IBGE - dados sobre os países, população, indicadores sociais, economia.
11-Dicionários e tradutores
Meus dicionários
12-Editoras
Nacionais e estrangeiras
13-Livrarias
AbebooksBestbooksCulturaMelhoramentosSaraivaSiciliano
14-Livros Online
Books GoogleiGLerProjeto Gutemberg
15-Sebo
Estante Virtual
16-Universidades no Brasil
Sites de Universidades
17-Utilidade Pública
Direitos AutoraisISBNISSN

BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES DA UFES (BDTD/UFES).
Em 2006 foi criada a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFES que disponibiliza, na íntegra, o conteúdo das Teses e Dissertações defendidas nos cursos de Pós-Graduação stricto sensu da UFES, e está integrada à BDTD Nacional, mantida pelo IBICT. Esta BDTD atende à Portaria N° 13, de 15 de fevereiro de 2006, da CAPES, que exige a entrega de Teses e Dissertações em meios impresso e eletrônico e sua disponibilização na internet. Atualmente todas as 35 dissertações defendidas no Programa de Geografia até setembro de 2012 estão disponibilizadas on line pelo BDTD.

REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL
Em maio de 2010, a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), por meio da Biblioteca Central, participou do edital de chamada FINEP/PCAL/XBDB n.º 003/2009 para implantação do repositório institucional. A UFES foi contemplada pelo edital em outubro de 2010. O interesse em participar do edital foi com o objetivo de explorar e utilizar uma ferramenta capaz de capturar, armazenar, organizar, preservar e disseminar a produção intelectual da instituição. Em cumprimento ao edital, foi necessário instalar e povoar (inserir conteúdo) o repositório até o dia 30 de março de 2011, tendo sido utilizados apenas os trabalhos disponíveis na Scielo com a licença Creative Commons. Posteriormente e gradualmente todos os pesquisadores e professores da UFES estão disponibilizando seus artigos, livros, etc. que não tenham direitos exclusivos dos editores no Repositório Institucional.
Esse serviço possibilita inúmeras vantagens para os pesquisadores e para a Universidade. Pode-se citar, como exemplo, o aumento da visibilidade da instituição e dos seus pesquisadores, além da otimização da gestão da produção científica, da reunião e da preservação, em um único local na Web, de todo o material produzido na UFES e por seus integrantes.
O repositório institucional adota o conceito de movimento de acesso livre, que teve início com um grupo de pesquisadores da área da Física, na década de1990, nos Estados Unidos. Hoje possui vários adeptos, como editoras de grande relevância nas mais diversas áreas de conhecimento. Isso significa tanto para a comunidade universitária quanto para a sociedade em geral, a possibilidade de acesso livre a publicações (artigos, capítulos de livros e livros) antes acessadas com restrições, apenas com assinatura ou por compra.
Atendida às exigências do edital, o repositório da UFES encontra-se disponível para consulta em todo o mundo, fazendo parte das 39 instituições nacionais do projeto do IBICT de implantação de repositórios institucionais no Brasil, e dos 1.569 repositórios disponíveis no mundo.

O SIB/UFES faz parte das seguintes redes:

PERGAMUM,
BIREME,
COMUT,
REBAP,
REBAE,
CCN,
ISTEC.

Serviços oferecidos pelo SIB-UFES:

  • Catálogo on line;
  • Empréstimo domiciliar;
  • Treinamento de usuários;
  • Levantamento bibliográfico;
  • Orientação e Normalização de Trabalhos Acadêmicos;
  • Comutação bibliográfica;
  • Reserva da bibliografia usada nos cursos;
  • Catalogação na Publicação;
  • E-books;
  • Biblioteca Digital;
  • Empréstimo entre bibliotecas;
  • Orientação e treinamento no Portal de Periódicos;
  • Publicação de Dissertações e Teses na Biblioteca Digital
  • Repositório Institucional

BIBLIOTECA SETORIAL/NÚCLEO DE ESTUDO

O Núcleo de Estudos de Geografia "Profa. Lúcia Alves Correa", situado nas dependências do Departamento de Geografia e comum à Graduação e à Pós-Graduação em Geografia está equipado com mobiliário, 04 microcomputadores conectados à internet e impressora HP deskjet 600.
A Biblioteca Setorial da Geografia, constituída, sobretudo com doações e permutas, tem um acervo importante, destacando-se a coleção de periódicos recebidos em permuta com a revista GEOGRAFARES, publicação do Mestrado e do Departamento de Geografia. Além dessa biblioteca o acervo do Mestrado propriamente tem evoluído com o recebimento de livros e revistas, nacionais e internacionais, se constituindo aos poucos uma biblioteca do PPGG.
O acervo do Núcleo de Estudos é composto por mais de 3.481 títulos e 3.998 exemplares de livros e por 142 periódicos impressos com 429 exemplares, conforme pode-se observar abaixo:
Boletim Amazonense de Geografia; Boletim de Ciências Geodésicas; Boletim de Geografia; Boletim Gaúcho de Geografia; Boletim Goiano de Geografia; Boletim UERJ; Caderno de Filosofia e Ciências Humanas; Caderno de Geografia; Caderno Prudentino de Geografia; Cadernos Andes; Cadernos IPPUR/UFRJ; Cadernos NAE; Cadernos sobre Comércio e Meio Ambiente; Brasil Sustentável e Democrático; Cátedra: Revista da Fundação Educacional Presidente Castelo Branco; Cidadã: Revista do NEVI; Ciência e Cultura : Revista da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência; Ciência Geográfica : Ensino - Pesquisa & Método; Epidemiologia e Serviços de Saúde, Revista do Sistema Único de Saúde; Espaço Aberto; Essentia – Revista de cultura e tecnologia da UVA – CE; Revista Espaço e Cultura; Espaço e Geografia; Revista Estudos Avançados: Instituto de Estudos Avançados; Geografares; Geografia - UEL; Geografia; Geografia e Ensino; GEOgraphia; Geojandia : Revista de Geografia; GEOUERJ: Revista do Departamento de Geografia; GEOUSP : Revista da Pós Graduação em Geografia; Intergeo : Interações no Espaço Geográfico; Mercator :Revista de Geografia da UFC; Revista Orientação; Paisagens – Revista de estudantes de Geografia da USP; Perspectiva Geográfica; Ra'ega : o espaço geográfico em análise; Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; Revista Brasileira de Geografia; Revista Brasileira de Geomorfologia; Revista da Casa da Geografia de Sobral; Revista de Geociências; Revista de Geografia; Revista do Departamento de Geografia/USP; Revista Experimental - FFLCH/USP; Revista Fluminense de Geografia; Revista Mato-Grossense de Geografia; Revista Paraibana de Geografia; Revista Paranaense de Geografia; Sanare: Revista Sobralense de Políticas Públicas; Revista Sociedade e Natureza; Revista Sociedade e Território; Revista Terra Brasilis; Revista Terra Livre; Revista Território; e, pelos periódicos internacionais : Cahiers du Brésil Contemporain - Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, Paris; Cahiers des Amériques Latines, Institut des Hautes Etudes de l' Amérique Latine, Paris; Flux - Cahiers Scientifique Internationaux Réseau et Territoires - LATTS (Laboratoire Territoires Techniques et Sociétés) ENPC, Paris; Family Planning Perspectives, USAID, USA.

Transparência Pública
Acesso à informação
Reuni

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910