Indicadores de Família e Domicílio: Brasil, Regiões e Estados

É com satisfação que anunciamos o lançamento do banco de dados "Indicadores de Família e Domicílio: Brasil, Regiões e Estados", desenvolvido por Cimar Alejandro Prieto Aparicio, Ítala Luzia de Andrade e Ednelson Mariano Dota. Este banco de dados reúne informações valiosas obtidas a partir do Censo Demográfico de 1991, 2000, 2010 e os primeiros dados de 2022, tabulados no âmbitos dos projetos "Dinâmica demográfica familiar e padrão migratório no Brasil: transformações desde os anos 1990", do edital "Família e Políticas Públicas no Brasil" (CAPES-SNF) e "Mobilidade residencial, família e desigualdades no espaço intraurbano" (CNPq).

A iniciativa visa fornecer uma visão abrangente e atualizada da estrutura familiar e das características dos domicílios em todo o território brasileiro, permitindo análises detalhadas e comparativas ao longo do tempo e entre diferentes regiões e estados do país.

A disponibilidade desses dados é de extrema importância para pesquisadores, acadêmicos, gestores públicos e demais interessados em compreender a dinâmica das famílias e dos domicílios no Brasil, possibilitando a formulação de políticas mais eficazes e a realização de estudos mais precisos e relevantes.

Para acessar o banco de dados "Indicadores de Família e Domicílio: Brasil, Regiões e Estados", assim como outros produtos do projeto, visite: https://geo.ufes.br/pt-br/lagedep

Agradecemos o interesse e a colaboração de todos os envolvidos neste projeto e esperamos que esta ferramenta contribua significativamente para o avanço do conhecimento e o desenvolvimento social em nosso país.