Documentário: Mobilidade pendular de estudantes de graduação de Viana

Dirigido por Yago de Oliveira Santos, aluno do mestrado em Geografia do PPGG/UFES, o documentário “Mobilidade Pendular de Estudantes de Graduação de Viana: Narrativas e Percepções nos caminhos da cidade” já está disponível para a comunidade.

O mesmo foi realizado com recursos da Lei Aldir Blanc e contou com apoio da Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo (SEMECT). As reflexões derivam da vida cotidiana dos entrevistados e produtores, além das reflexões suscitadas em disciplinas, projetos de pesquisa e da própria trajetória do diretor, que além de pesquisar temas relativos à migração e mobilidade, também é membro do projeto de extensão "Os perfis sociais dos fluxos migratórios no Espírito Santo", apelidado de Demografia UFES.

O documentário está disponível na plataforma YouTube: para assistir, clique aqui.

Resumo:

A mobilidade pendular é um fenômeno cotidiano nos espaços urbanos. O documentário “Mobilidade Pendular de Estudantes de Graduação de Viana: Narrativas e Percepções nos caminhos da cidade” tem como proposta compreender de perto esses movimentos possa entender como funciona, qual a frequência e dificuldades enfrentadas pela população.

Neste documentário 5 estudantes de graduação (ou recém formadas) expõem seus movimentos diários pela Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV), a partir de um olhar de quem mora em Viana. Como muitos sabem, apesar de estar na Região Metropolitana, há algumas barreiras e distâncias, não só territoriais, que se apresentam cotidianamente nesses deslocamentos.

Acordar, pegar ônibus (lotado), passar pelo terminal, passar com rapidez pelos centros urbanos e até chegar no destino final exige muito daqueles que acordam 1 hora mais cedo em relação a quem mora mais perto. Em muitos casos, como exposto no documentário, os estudantes ficam mais tempo dentro do ônibus do que em sala de aula.

Usando como referência o texto de Eduardo Marandola Jr. sobre vulnerabilidade e pendularidade, este documentário busca compreender as mobilidades, os espaços de vida, o transporte público e outros aspectos que perpassam o cotidiano dos estudantes vianenses.

Tags: