Conheça o Projeto de Extensão "Os perfis sociais dos fluxos migratórios no Espírito Santo"

O projeto, desenvolvido no âmbito do Departamento de Geografia, visa apresentar à comunidade a complexidade da migração e suas reverberações no Brasil e especialmente no território capixaba. Para tanto, foca na produção de conteúdos e na disseminação dos mesmos. Além disso, promove minicursos para apresentar ferramentas e análises úteis para considerar adequadamente a migração no planejamento; organiza eventos, onde são debatidas questões teóricas, metodológicas e empíricas, além de manter o Grupo de Estudos em "Mobilidade espacial da população", cujo foco é debater, em conjunto, textos relevantes que permitam avançar no conhecimento dos fenômenos migratórios especificamente, e populacionais de maneira mais ampla. O projeto está registrado sob o número 241 em projetos.ufes.br.

Prof. Dr. Ednelson Mariano Dota (coordenador)

Prof. Dr. André Luiz Nascentes Coelho

Marcone Henrique Freitas (bolsista de extensão)

Produtos gerados através do projeto

Conheça o “Atlas da migração no Espírito Santo” e os “Indicadores de migração dos municípios do Espírito Santo: o período 2000-2010”.

Foi publicado também um artigo, na Revista Guará, com título “A dinâmica migratória no Espírito Santo e as políticas públicas”, cujas reflexões derivam das ações do projeto de extensão.

Atividades desenvolvidas ao longo do ano e público alvo

Minicursos – ao longo do ano, o projeto oferece minicursos focados em temas populacionais, sobretudo de questões metodológicas do estudo da população. Nesses primeiros meses de 2019 foras oferecidas quatro oficinas com o objetivo de introduzir os participantes no uso de planilhas eletrônicas. Público-alvo: comunidade interna e externa

Grupo de estudos “Mobilidade espacial da população”– realizamos reuniões a cada três semanas para debater questões teóricas sobre migração, com destaque para o olhar a partir da geografia da população. Público-alvo: comunidade interna e externa, principalmente pessoas interessadas em pesquisas no tema.

O Blogneste disponibilizamos (1) reportagens interessantes para o debate sobre questões populacionais, (2) link para acesso a banco de dados variados, nacionais e internacionais, (3) tutoriais para acessar dados, fazer cálculos e gerar produtos pertinentes aos estudos de população, (4) link para artigos, dissertações e teses sobre a temática no Espírito Santo, (5) link para curso oferecido em universidades estrangeiras e (6) tabelas de dados, além de acesso aos produtos gerados.

Como posso conhecer a programação e ter mais informações: as atividades são divulgadas nos murais da UFES e no blog do projeto: blog.ufes.br/demografia.

Tags: