Novas Estratégias da Produção Imobiliária na Grande Vitória: um Estudo Sobre As Recentes Transformações do Espaço Urbano da Serra-es

Nome: THALISMAR MATIAS GONÇALVES
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 04/08/2010
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
CARLOS TEIXEIRA DE CAMPOS JÚNIOR Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANA FANI ALESSANDRI CARLOS Examinador Externo
CARLOS TEIXEIRA DE CAMPOS JÚNIOR Orientador
CLÁUDIO LUIZ ZANOTELLI Examinador Interno
ENEIDA MARIA SOUZA MENDONÇA Examinador Interno

Resumo: Este trabalho discute a relação entre o mercado imobiliário e a produção do espaço urbano a partir das recentes transformações do município de Serra, localizado na Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV). Historicamente, a atividade imobiliária tem se manifestado na Grande Vitória por meio da verticalização litorânea na capital, Vitória, e em Vila Velha. A atuação do mercado imobiliário em Serra é recente e tem se materializado em condomínios fechados horizontais e verticais. O período analisado estende-se de 2000, quando foi lançado o primeiro grande empreendimento imobiliário, até o ano de 2008. O principal objetivo da pesquisa foi identificar as estratégias particulares da produção imobiliária em Serra. Parte-se da perspectiva que considera a produção imobiliária como parte dos novos conteúdos da urbanização contemporânea. Foram coletados dados em fontes primárias, entrevistas com corretores e empresários, e secundárias, consulta em sítios das empresas, jornais e panfletos publicitários.
Ao longo da pesquisa, constatou-se dois momentos na dinâmica imobiliária em Serra. Entre 2000 e o início de 2006, o mercado imobiliário caracterizou-se pelo ritmo lento dos lançamentos imobiliários, pela predominância de condomínios fechados horizontais e pela atuação exclusiva de empresas locais. No segundo período, final de 2006 até 2008, a produção imobiliária se consolidou como agente modelador do espaço urbano do município. Serra tornou-se o locus privilegiado dos investimentos imobiliários residenciais na RMGV com a chegada ao Espírito Santo das grandes incorporadoras, sediadas em outros estados, como Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. Nesse contexto, foram lançadas milhares de unidades habitacionais em condomínios fechados verticais e horizontais, voltadas para diversos públicos.
Os resultados mostram que a produção imobiliária em Serra se funda na combinação de estratégias ligadas a apropriação das raridades do espaço urbano contemporâneo. De um lado, tem-se um produto imobiliário (condomínio fechado) que busca se diferenciar pela oferta de opções tornadas raras na cidade como segurança, acesso ao verde, lazer e convívio social. De outro, os incorporadores procuram se apropriar de determinadas localizações centrais produzidas historicamente, como é o caso do entorno de Laranjeiras, um importante subcentro da RMGV.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910