EPISTEMOLOGIA EM QUADROS: ALEXANDER VON HUMBOLDT E OS ESTUDOS DA VIDA
Nome: LUIZ OTÁVIO MARTINS DUARTE
Data de publicação: 28/03/2025
Banca:
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Papel |
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CLAUDIO LUIZ ZANOTELLI | Examinador Interno |
PAULO CESAR SCARIM | Presidente |
SAMARONE CARVALHO MARINHO | Examinador Externo |
Resumo: Esta dissertação busca sintetizar os aspectos essenciais para compreender a
construção do pensamento de Alexander von Humboldt, com foco nos estudos sobre
a vida. Apesar de colocar o naturalista no centro, são apresentadas outras
contribuições que moldaram sua visão de natureza. A abordagem metodológica
segue a proposta de Paulo César da Costa Gomes em Quadros Geográficos: uma
forma de ver, uma forma de pensar, discutida no Quadro Metodológico que orienta a
exposição dos resultados em narrativas organizadas em “quadros”. Gomes se baseia
na metodologia impressa nas obras do próprio Humboldt, em especial Quadros da
Natureza. Além do Quadro Metodológico, apresentamos outros quatro onde vamos
discorrer sobre os pensamentos, as experiências e a própria noção de vida presente
na obra e história de Humboldt. A análise considera o impacto de pensadores como
Kant, Goethe, Schelling e Galvani. Humboldt permeou entre aspectos e concepções
contidos na filosofia natural alemã e na tradição positivista francesa, sobretudo, ele se
esforçou para entender e representar a natureza, voltando seus estudos a diversas
formas de experimentos científicos e os unindo as concepções filosóficas, uma
relação entre razão e experiência que desafiava os paradigmas filosóficos e
científicos dos séculos XVIII e XIX. A dissertação integra também aspectos das artes
com propósito de aproximar as experiências da trajetória demonstrada aqui,
acreditando assim produzir no leitor efeitos reflexivos semelhantes aos que
integravam o contexto histórico abordado. Um exemplo desta integração é a obra
Frankenstein ou o prometeu moderno de Mary Shelley que contextualiza o imaginário
científico e cultural do período estudado. Para além do enfoque epistemológico, a
proposta busca oferecer uma experiência que capture a complexibilidade da relação
entre Arte, Filosofia, Ciência, Natureza e Vida.