GEOMORFOLOGIA ANTROPOGÊNICA APLICADA EM OBRA RODOVIÁRIA
PARALISADA NA BR-342 NO MUNICÍPIO DE ECOPORANGA – ES COM APOIO

DE GEOTECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS

Nome: LINCOLN DUQUES DE BARROS

Data de publicação: 30/09/2024

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANDRÉ LUIS DEMUNER RAMOS Examinador Externo
ANDRE LUIZ NASCENTES COELHO Examinador Interno
ANTONIO CELSO DE OLIVEIRA GOULART Presidente

Resumo: Esta pesquisa se propõe a compreender a atuação do ser humano como agente
geomorfológico, identificar e classificar novas formas de relevo originadas pela
atividade antrópica, tanto de ação direta (criadas) quanto indireta (induzidas),
decorrentes das obras de terraplenagem paralisadas e a aceleração de processos
erosivos na rodovia BR-342 no município de Ecoporanga – ES. Tem por objetivo
classificar os tipos de relevo antropogênico a partir do conceito de formas de
processos atuais, proveniente do 6o táxon de Ross, e propor uma interlocução entre
a Geomorfologia Antropogênica e a Engenharia Rodoviária, combinando e adaptando
diferentes metodologias, além de apontar os impactos ambientais. A escolha do tema,
justifica-se pela carência de trabalhos sobre Geomorfologia aplicada à infraestrutura
de transportes terrestres com apoio em geotecnologias contemporâneas, e pela
dificuldade de identificação e caracterização de paisagens com morfologias de origem
antrópica. Por intermédio da aplicação de conceitos apresentados e com o apoio da
Aerofotogrametria com Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) integrada ao Sistema de
Informação Geográfica (SIG), foi possível realizar análises quantitativas e qualitativas
para classificação das morfologias antropogênicas rodoviárias e suas relações com o
sistema geomorfológico original. As técnicas de geoprocessamento para análise e
produção de mapas de caracterização da área de estudo, os trabalhos de campo, a
coleta de dados por VANT, o pós-processamento fotogramétrico, a geração de novos
dados geoespaciais em alta resolução, a fotointerpretação e a análise espacial, foram
determinantes para a identificação, caracterização e classificação das formas de
processos atuais e impactos causados no meio ambiente. Mediante os resultados
obtidos, tornaram-se evidentes as diversas possibilidades de aplicação da
metodologia proposta, principalmente com o uso de geotecnologias, essenciais para
um melhor planejamento, e ferramenta auxiliar para os processos de tomada de
decisão em instituições como os departamentos rodoviários e órgãos de infraestrutura
e meio ambiente, sobretudo para ações que visem o planejamento, a recuperação
ambiental e um maior equilíbrio nas relações entre sociedade e natureza.

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