AYURVEDA E GEOGRAFIA EM DIÁLOGO: UMA REFELXÃO SOBRE A ALIMENTAÇÃO NAATUALIDADE
Nome: RAFAELA BRITO FARDIN
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 18/03/2022
Orientador:
Nome | Papel |
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PAULO CÉSAR SCARIM | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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ERIKA CARDOSO DOS REIS | Examinador Externo |
MARIANA VILHENA DE FARIA | Examinador Externo |
PAULO CÉSAR SCARIM | Orientador |
RAFAEL DE CASTRO CATÃO | Examinador Interno |
Resumo: Partindo do atual tempo de catástrofesem que vivemos, qual o lugar da alimentação neste debate?Épossível repensar um mundo através da alimentação?Um devir que ao menos atrase o colapso? A alimentação é discutida e abordada a partir de variadas perspectivas desde tempos antigos, sua história ocorre paralelamente a história do mundo das coisas vivas -humanas e não humanas, envolvendo os aspectos geográficos, históricos, políticos, econômicos, sociais, culturais, ancestrais e religiosos. Éuma das ações mais importantes e comum a todos os seres, é ato geográfico,pode ser político e revolucionário. A proposta deste trabalho é trazer oAyurveda, a medicina indiana, em diálogo com a geografiatendo comoeloa alimentação pararefletir sobre a problemática no mundo de hoje propondo saídas, utopias possíveis.Mais do que propor uma reflexão e saídas, é fazer um movimento transgressivoatravés do pensamento antigo e reinventar a emancipação social através da crítica dahegemonia da biomedicina e da racionalidadecientíficamoderna, trazer alternativa as alternativas. Com isso,para a retomada, primeiramente, o que se faz éum diálogo,uma análise reflexiva trazendo o encontrodoAyurvedacom a Geografiatendo como elo da discussão o pensamento sobre a vida e o corpo o vitalismoe compreendero Ayurvedaenquanto um pensar geográfico.No movimento transgressivo,com a proposta de retomada ao pensamento antigo, ou seja, retrospectiva, trago as experiencias do trabalho de campo, deixandoo ayurveda ser o fio condutor da pesquisaatravés da observação e do ser afetada. Nesse retorno, práticas alimentares e a Índia se destacam neste trabalho. E,a partirda teoria crítica da produção do espaço atualizoa reflexão sobre como a problemática da alimentação produz e reproduz espaços, outras geografias, outros corpos.E, por fim, o que proponho como saída é o ayurvedaenquanto uma racionalidade médica que leva em conta a vida, a Terra e a alimentação como prática de cura e saúde para a humanidade.Com isso,esta análise requer um diálogo com outras ciências, uma vez que a problemática colocada possui um caráter transversal, pois congrega diversas áreas do conhecimento. Portanto, no que diz respeito à revisão bibliográfica e à composição teórico-conceitualutilizo e trago a importância dosuporte interdisciplinarpara a complexidade que está em debate: o corpo, a alimentação, a saúde, o ayurveda e a geografia. Palavras-chave:Alimentação; Ayurveda; Corpo; PensamentoGeográfico;Saúde.