Análise de Conteúdo Sobre a Ideia de Paisagem nos Estudos Brasileiros De
geografia e Cinema

Nome: JANAÍNA DO CARMO BARCELOS MARTINI
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 09/09/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ANTÔNIO CARLOS QUEIROZ DO Ó FILHO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANA LUCY OLIVEIRA FREIRE Examinador Interno
ANTÔNIO CARLOS QUEIROZ DO Ó FILHO Orientador
EDUARDO JOSÉ MARANDOLA JUNIOR Examinador Externo

Resumo: No âmbito da diversidade de produções acadêmicas dos estudos brasileiros de cinema e geografia disponibilizados em sites de publicações científicas como o Google Acadêmico, em bibliotecas virtuais como a Scientific Electronic Library Online (SciELO) ou em portais de periódicos como a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) é possível perceber que as problemáticas vão do ensino à pesquisa discutindo conceitos caros à geografia como espaço, lugar, paisagem, região e território com variadas abordagens como, por exemplo, o uso dos filmes no ensino de geografia ou análises críticas
geográficas sobre as obras. Por ser um campo interdisciplinar muitos desses trabalhos se empenham em pensar uma metodologia. Tamanha variedade dificulta uma identificação e categorização dos caminhos teórico-metodológicos de análise que podem ser seguidos. Portanto, nosso interesse consiste em mapear um nicho desta diversidade, a paisagem nos estudos brasileiros de geografia e cinema que fazem análises de filmes. Para tanto definimos
como objetivos específicos: Aplicar técnicas de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011) em artigos científicos brasileiros de geografia e cinema que analisam filmes com o uso do programa de análise qualitativa de dados Atlas.ti; Fazer a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011) desses estudos com o auxílio de dados de frequência e modelos estruturais; Apresentar um panorama teórico-metodológico dos estudos brasileiros de geografia e cinema; Fazer uma
análise crítica dos processos metodológicos desses estudos que discutem a paisagem; e Delinear uma metodologia de análise fílmica a partir do resultado anterior. A análise de conteúdo, segundo Laurence Bardin (2011), é um conjunto de técnicas metodológicas sistemáticas e objetivas para serem aplicadas nos mais diversos tipos de discursos visando gerar indicadores quantitativos ou qualitativos que permitem realizar a inferência e interpretação desses discursos. O Atlas.ti é um programa de análise qualitativa de dados assistida por computador (Computer Assisted Qualitative Data Analysis Software –
CAQDAS) que trabalha com diversos formatos de textos sem limite de tamanho e possui diversas ferramentas que permitem aplicar técnicas da Análise de Conteúdo. Neste estudo foi utilizada a versão 9 do programa com licença para estudante.
Palavras-chave: geografia; cinema; paisagem; análise de conteúdo; atlas.ti.

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