Para onde vai a periferia? Análise sobre a produção e transformação de áreas periféricas: o caso do bairro Feu Rosa - Serra/ES

Nome: Vinicius Lima Lemes
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 26/08/2020
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Carlos Teixeira de Campos Júnior Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Carlos Teixeira de Campos Júnior Orientador
Helder Gomes Examinador Externo
Luis Carlos Tosta dos Reis Examinador Interno

Resumo: O presente trabalho tem por objetivo compreender a formação e a transformação de áreas periféricas, considerando as formas de produção da moradia urbana. Nosso entendimento é o de que a atuação do mercado imobiliário, que já se despontava como forma de produção do espaço hegemônica na década de 1970 no contexto capixaba, contribuiu para a formação de bairros periféricos, devido as particularidades de reprodução desse setor, em especial da sua relação com terra. Analisamos também as transformações ocorridas no bairro, que metamorfosearam a periferia em nova frente de expansão para o capital imobiliário. Assim, destravando novas áreas, numa busca incessante por valorização e captura de rendimentos advindos da instrumentalização da propriedade da terra, o mercado imobiliário se reproduz e dificulta ainda mais a existência na cidade dos que sofrem as diferentes formas de espoliações. Nossa pesquisa recai sobre o bairro Feu Rosa, no município da Serra, bairro originado a partir da forma de produção por promoção pública no fim da década de 1970. Feu Rosa passou por diferentes transformações que apontam novas espacialidades, que tencionam seus moradores à constante expulsão, processo que nos levou ao questionamento: Para onde vai a periferia?
Não é de nossa pretensão construir uma única resposta para essa complexa
pergunta, mas contribuirmos com outras leituras sobre a periferia urbana, que, com todas as contradições existentes na sociedade capitalista, segue aumentando e tornando a cidade mais custosa para os que habitam este espaço.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910