Impactos da migração na dinâmica demográfica do Espírito Santo entre as décadas de 1980 e 2000

Resumo: Os movimentos da população com troca de residência representam um fator imponderável para a dinâmica demográfica de municípios, regiões metropolitanas e Unidades da Federação. A imponderabilidade reside nas diversas causas e motivos que podem estar por detrás dos movimentos e, justamente pela multiplicidade de fatores comumente apresentados pela bibliografia, os impactos na dinâmica demográfica podem ser relevantes, modificando a estrutura da população e impactando os resultados de políticas públicas vigentes, assim como na necessidade da geração de novas.
Devido a seletividade inerente aos movimentos migratórios, áreas fortemente impactadas pelos movimentos de população – que incluem desde a migração, a mobilidade residencial e a mobilidade pendular – tendem a não seguir um padrão típico de mudança na estrutura etária, e pode culminar na adoção de políticas públicas com foco errado, sobretudo para os grupos nas duas pontas da pirâmide etária.
Entre as décadas de 1990 e de 2000, foram observadas relevantes mudanças conjunturais: de uma profunda crise com altos índices de desemprego no final dos anos 90, a um período de crescimento econômico, melhoria na empregabilidade e distribuição de renda no final dos anos 2000. Diante desse quadro conjuntural e, reconhecendo a relevância dos aspectos econômicos na dinâmica migratória, é necessário conhecer e compreender os impactos dessas mudanças no volume, no direcionamento e nas características dos migrantes envolvidos nos fluxos interestaduais e intraestaduais nos períodos citados.
No caso do Estado do Espírito Santo, vários trabalhos apontam a relevância da migração, num primeiro momento rural-urbana (IPES, 2003; CASTIGLIONI, 2009; SIQUEIRA, 2009; IJSN, 2011; DADALTO; RODRIGUES, 2015) e mais recentemente urbana-urbana (ZANOTELLI, 2000; CAMPOS JR, 2009; 2012; RIBEIRO, 2014) para a expansão urbana, sobretudo dos municípios da RM da Grande Vitória.
Se a movimentação interna teve grande relevância na segunda metade do século XX, os fluxos interestaduais passaram por relevantes mudanças. Baeninger (2000) aponta o Espírito Santo como um centro regional de atração de migrantes no início da década de 90, com menor circulação de pessoas em relação ao quinquênio final da década de 80 e, a se destacar, forte incidência de migração de retorno. Em trabalhos posteriores, percebe-se novas mudanças na dinâmica da migração interestadual do Espírito Santo, com retomada do saldo positivo no final da década de 90 e forte queda no início dos anos 2000 (BAENINGER, 2012).
Tais mudanças devem ser interpretadas à luz dos aspectos conjunturais, e daqueles relativos à forma como o estado está inserido na economia nacional. Diante da importância que toma a migração para outros processos nas diversas localidades do estado, mostra-se relevante aprofundar os conhecimentos gerados em torno da migração interestadual e intraestudal no âmbito do estado do Espírito Santo.

Data de início: 01/02/2016
Prazo (meses): 30

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Doutorado PABLO SILVA LIRA
Coordenador EDNELSON MARIANO DOTA
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910