Projeto Pedagógico

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E NATURAIS

DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA

COLEGIADO DO CURSO DE GEOGRAFIA

 

 

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GEOGRAFIA HABILITAÇÃO LICENCIATURA

 

 

Vitória (ES)

Julho de 2011


PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GEOGRAFIA - LICENCIATURA

 

1 – CONSIDERAÇÕES INICIAIS

A formação do profissional da Geografia, no Brasil, teve início na primeira metade do século XX, em decorrência da necessidade urgente e imediata de se formar professores para o nível médio (licenciatura), sendo que também adquiriam a habilitação de bacharelado. Devido às suas especificidades, a sua importância tem ido além da área acadêmica e de atuação do geógrafo, podendo ser usada até na propaganda de desenvolvimento nacional e de segurança de um país.

A evolução da Geografia como ciência que busca conhecer e explicar as múltiplas dimensões existentes entre sociedade e natureza, aliada à existência de um conjunto de interfaces com várias áreas do conhecimento científico, exigem o aprofundamento do saber produzido, bem como a abertura de novos caminhos que proporcionem o aperfeiçoamento teórico-metodológico e a introdução de novas tecnologias de representação, de análise e de interpretação do espaço.

No Espírito Santo, o Curso de Geografia teve sua origem no Curso de História / Geografia, em agosto de 1953, quando foi criada a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, FAFI, em Vitória. Posteriormente, em 1955, ocorreu o desmembramento da graduação simultânea das duas habilitações de conhecimento.

Desde então, o Curso tem passado por sucessivas alterações, tanto sob o ponto de vista curricular quanto de duração, procurando atender aos Decretos, Pareceres, à Lei de Diretrizes e Bases (LDB), do Governo Federal, e às Decisões do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), da Universidade Federal do Espírito Santo e, também, ao objetivo de possibilitar ao profissional de Geografia o desempenho efetivo de seu papel face às novas realidades apresentadas a nível local, regional e mundial, independentemente da habilitação escolhida na graduação desta ciência.

No final do séc. XX, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDBEN, nº 9.394/96, em conjunto com os Pareceres e Resoluções que resultaram na definição das Diretrizes Curriculares dos Cursos de Licenciatura, da carga horária dos cursos, da prática como componente curricular, do estágio supervisionado e outras providências, apontaram para a reformulação curricular objetivando a adequação dos currículos dos cursos.

Assim, a partir desses documentos e da necessidade de se construir um currículo mais flexível que contemplasse uma formação didático-pedagógica mais adequada aos novos tempos, que atendesse as transformações do espaço geográfico, do meio técnico-científico-informacional e do desenvolvimento da ciência geográfica, foi elaborado um Projeto Político Pedagógico que resultou no atual Currículo do Curso de Geografia, modalidade Licenciatura, implantado a partir de 2006.

 

1.2. – MODALIDADES DE INGRESSO E VAGAS

O ingresso no Curso de Geografia ocorre por Concurso Vestibular, realizado anualmente, reopção de Curso conforme Resolução nº 37/95 - CEPE,  transferência facultativa e amparo legal (Res. Nº 28/99 - CEPE ) e seleção para novo Curso Superior (Res. Nº  31/2000 - CEPE).

As vagas oferecidas anualmente atingindo o máximo de 80, distribuídas em dois semestres: 40 para o diurno, com entrada no primeiro semestre, e 40 para o noturno, com entrada no segundo semestre.

O graduando pode optar por uma das Habilitações (Licenciatura ou Bacharelado) ou realizar as duas.

 

2 – ÁREAS DE ATUAÇÃO

O Licenciado em Geografia pode atuar junto ao ensino fundamental e médio:

  • ministrando disciplinas;

  • elaborando e executando projetos de desenvolvimento de conteúdos curriculares;

  • desenvolvendo pesquisas de investigação geográfica;

  • assessorando instituições em seus projetos de ensino e aprendizagem;

  • participando da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.

 

3 – CURSO DE GEOGRAFIA

O atual Curso de Geografia é produto de longas e profícuas discussões sobre a formação do profissional da Geografia, o que foi e continua sendo objeto de debates em encontros que ocorrem em nível local, regional e nacional, conforme se pode apreender nas seguintes citações:

Seria ideal que um professor graduado em Geografia tanto pudesse lecioná-la quanto aplicá-la em projetos realizados por órgãos governamentais ou empresas privadas (DINIZ,1988).

(...) são por demais evidentes as dificuldades dos recém-formados nos ajustamentos à realidade que encontram nas escolas e empresas, exigindo penosos esforços para a superação de deficiências profissionais (TITARELLI, 1983).

Muitos questionamentos surgem. Que formação será mais adequada para o profissional da Geografia na atualidade? Quais conteúdos serão prioritários para essa formação? Deverá existir uma formação diferenciada para o Licenciado e o Bacharel em Geografia? Que Geografia quer construir?...

Diante das transformações do espaço geográfico e de um novo mapa do mundo, fruto das rápidas mudanças econômicas, políticas, cultural e tecnológica que vem ocorrendo, aparece um novo papel a ser desempenhado: o de orientar, de fomentar idéias, de ser interlocutor, de refletir sobre as argumentações e os acontecimentos, de planejar, etc.

Aprender coisas novas, entender que o conhecimento é um processo cumulativo, superar o que é velho ou antigo sem, contudo, eliminá-lo ou dispensá-lo, ter vontade de conhecer mais, superar nossas limitações, remover obstáculos são alguns dos aspectos importantes ou desafios para o professor universitário junto a seus alunos, assim como, para os geógrafos no exercício de sua profissão.

Então, conclui-se que, para o efetivo exercício de sua profissão e o alcance do perfil desejado, o profissional da Geografia deveria adquirir determinadas competências e desenvolver certas habilidades, de caráter geral e específico, durante o período de sua formação. E, para isso, seria necessário proporcionar as condições necessárias dando ênfase a:

  • compreensão dos processos históricos construídos em diferentes tempos e dos processos contemporâneos que resultam em mudanças na organização e na produção dos diferentes espaços;

  • investigação, reconhecimento, compreensão, inter-relação e análise dos fenômenos sócio-espaciais;

  • prática pedagógica;

  • representação e comunicação cartográfica.

 

3.1 - Estrutura e Funcionamento

O desenvolvimento da Geografia, como ciência, requer a introdução e o aprofundamento de metodologias e de novas tecnologias de representação e de interpretação do espaço, que surgem como desafios para a formação do profissional da Geografia, sejam no campo da pesquisa, sejam no desempenho do trabalho de professor do ensino fundamental, médio e superior.

Para o desenvolvimento de atividades relacionadas ao ensino, à pesquisa e à extensão, o Curso dispõe dos Laboratórios de Geografia Física, de Geografia Humana e de Geomática; de um Núcleo de Estudos que possui um acervo bibliográfico disponível para alunos do curso, para seus professores e para a comunidade em geral, que são de responsabilidade do Departamento de Geografia.

O Curso conta, também, com um laboratório, denominado Museu de Minerais e Rochas, onde são ministradas aulas e realizadas pesquisas, que se encontra inserido, administrativamente, no Departamento de Oceanografia.

Dispõe, ainda, do Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Geografia – LEAGEO, onde são desenvolvidos pesquisas, trabalhos e oficinas relacionadas ao ensino, à aprendizagem e à produção de material didático pedagógico para a área de Geografia. Funciona sob orientação dos Professores de Prática de Ensino de Geografia, do Centro de Educação, e agrega projetos interdisciplinares dos Departamentos de Didática e Prática de Ensino e de Geografia.

 

3.2 - Diretrizes Curriculares

Os Cursos de Licenciatura que formam especialistas por área de conhecimento ou disciplina, de um modo geral, procuram enfatizar ou priorizar os conteúdos específicos da área em detrimento dos conteúdos que serão desenvolvidos no ensino fundamental e médio (Parecer CNE/CP 009/2001).

Então, torna-se necessário que os cursos de formação do professor ofereçam condições para que sejam supridas as deficiências da escolarização básica dos licenciandos, considerando o papel da Universidade na ruptura do ciclo vicioso instalado no sistema educacional brasileiro, que tem capturado todas as instâncias educacionais, desde a educação básica, passando pelo ensino médio até o próprio ensino superior. Há de se ressaltar que o ciclo de formação com problemas se concretiza pela situação específica da formação do professor como profissional que atua no próprio sistema onde é formado. 

Por isso, a formação do professor deve se orientar por ir além daquilo que irá ensinar nas diferentes etapas da escolaridade. Conforme esclarece o Parecer CNE/CP 009/2001, em seu item 2.1.3:

sua formação deve ir além desses conteúdos, incluindo conhecimentos necessariamente a eles articulados, que compõem um campo de ampliação e aprofundamento da área.

Porém, é preciso, também, dar clareza ao futuro professor da relação existente entre o que se aprende na Licenciatura e o que vai ser efetivamente ensinado aos seus futuros alunos.

Isso implica na compreensão de que o processo de aprendizagem dos conteúdos, pelos alunos da educação básica, exige domínio e aprofundamento daqueles conhecimentos, sem que, contudo, seja necessário atingir o nível de especialização por área de conhecimento.

Para tanto, o currículo das Licenciaturas não deve ser restrito aos conteúdos específicos a serem ensinados. Deve contemplar a inclusão de saberes que ao mesmo tempo em que ampliem e aprofundem o conhecimento da área, também tenham sentido para o trabalho do futuro professor.

Não se deve esquecer que,

uma cultura geral ampla favorece o desenvolvimento da sensibilidade, da imaginação, e da possibilidade de produzir significados e interpretações do que se vive e de fazer conexões – o que, por sua vez, potencializa a qualidade da intervenção educativa. (item 2.3.1, Parecer CNE/CP 009/2001).

Assim, o Projeto Pedagógico do Curso de Geografia foi organizado em consonância com a LDBN, as Resoluções e Pareceres citados e outros que tratam do assunto, e tendo em vista os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).

 

3.3 – Organização Curricular

3.3.1 – Eixos articuladores

Na organização curricular estão estabelecidos eixos articuladores que tratam:

  • dos diferentes âmbitos de conhecimento profissional, compreendendo-se que a forma apenas teórica não é suficiente para que o futuro professor consiga administrar este novo espaço que se lhe apresenta, mas e necessário que experimente na prática e durante todo o seu processo de formação;

  • da interação e comunicação, e do desenvolvimento da autonomia intelectual e profissional, reconhecendo que cabe à organização dos cursos de Licenciatura criar os dispositivos que possibilitem de fato a interação entre os professores formadores e os em formação;

  • da disciplinaridade e interdisciplinaridade tendo em vista que a atuação do professor, independentemente da área em que atua, deve ser a “de um profissional que usa dos conhecimentos de outras disciplinas para uma intervenção específica e própria da profissão: ensinar e promover a aprendizagem de crianças, jovens e adultos” (Parecer CNE/CP 009/2001).

  • da formação comum e formação específica uma vez que a organização curricular dos cursos (...) deve incluir sempre espaços e tempos adequados que garantam a tematização comum de questões centrais da educação e da aprendizagem bem como da sua dimensão prática; a sistematização sólida e consistente de conhecimento sobre objetos de ensino; a construção de perspectiva interdisciplinar, tanto para os professores quanto para especialistas de área ou disciplina; e opções para atuação em modalidades ou campos específicos incluindo as respectivas práticas.

  • dos conhecimentos a serem ensinados e dos conhecimentos educacionais e pedagógicos que fundamentam a ação educativa de modo a que sejam contemplados espaços, tempos e atividades que possibilitem aos alunos fazer permanentemente a transposição didática, ou seja, transformar os objetos de conhecimento em objetos de ensino.

  • das dimensões teóricas e práticas considerando que é imprescindível que se garanta instrumentos e referenciais em condições de potencializar a capacidade de refletir sobre a ação, de ampliar os horizontes da compreensão do mundo. E, também, que sejam oferecidas oportunidades para que os professores em formação possam refletir sobre esse processo ao colocar em prática os conhecimentos adquiridos.

 

3.3.2 – Prática como componente curricular

De acordo com o Parecer do CNE /CP 28/2001, há vários modos de se fazer a prática como componente curricular e esta é, também, distinta da prática de ensino e do estágio obrigatório definido em lei. Assim,

a prática como componente curricular é, pois, uma prática que produz algo no âmbito do ensino. (...) ela terá que ser uma atividade tão flexível quanto outros pontos de apoio do processo formativo (...). Assim, ela deve ser planejada quando da elaboração do projeto pedagógico e seu acontecer deve se dar desde o início da duração do processo formativo e se estender ao longo de todo o seu processo. 

Dentro desse contexto, a prática transcende a sala de aula para o conjunto do ambiente escolar e da própria educação escolar, podendo implicar uma articulação com os órgãos normativos e com os órgãos executivos do sistema.

De acordo com o Parecer CNE/CP 009/2001, a prática dos conhecimentos adquiridos pode ser realizada

a)No interior das áreas ou disciplinas. Todas as disciplinas que constituem o currículo de formação e não apenas as disciplinas pedagógicas têm sua dimensão prática. É uma dimensão prática que deve estar sendo permanentemente trabalhada tanto na perspectiva de sua aplicação no mundo social e natural quanto na perspectiva da sua didática.

b)Em tempo e espaço curricular específico, aqui chamado de coordenação da dimensão prática. As atividades deste espaço curricular de atuação coletiva e integrada dos formadores transcendem o estágio e têm como finalidade promover a articulação das diferentes práticas numa perspectiva interdisciplinar, com ênfase nos procedimentos de observação e reflexão para compreender e atuar em situações contextualizadas, tais como o registro de observações realizadas e a resolução de situações-problema características do cotidiano profissional. Esse contato com a prática profissional, não depende apenas da observação direta: a prática contextualizada pode “vir” até a escola de formação por meio das tecnologias de informação – como computador e vídeo -, de narrativas orais e escritas de professores, de produções dos alunos, de situações simuladas e estudos de casos.

Com base nesses Pareceres a prática como componente curricular está inserida no currículo do novo Curso de Geografia sob a forma de disciplinas vinculadas às de conteúdo específico, em que são dadas ênfases aos processos cognitivos adequados ao ensino de cada disciplina, ao desenvolvimento de procedimentos necessários à sua aprendizagem, às atividades práticas, à pesquisa e elaboração de recursos didáticos adequados àquela disciplina.

 

3.3.3 – Conteúdos propostos

De acordo com a Resolução CNE/CP 2, de 19 de fevereiro de 2002, que Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior, a carga horária dos Cursos de Licenciatura deverá ser no mínimo 2.800 (duas mil e oitocentas) horas, obedecendo a seguinte distribuição:

I - 400 (quatrocentas) horas de prática como componente curricular, vivenciadas ao longo do curso;

II - 400 (quatrocentas) horas de estágio curricular supervisionado a partir do início da segunda metade do curso;

III - 1800 (mil e oitocentas) horas de aulas para os conteúdos curriculares de natureza científico-cultural;

IV - 200 (duzentas) horas para outras formas de atividades acadêmico-científico-culturais.

A prática como componente curricular, está representada no currículo do Curso de Geografia por 14 (quatorze) disciplinas denominadas Projeto Especial de Ensino (PEE), com 15 (quinze) horas semestrais, e por 3 (três) disciplinas denominadas Tópicos Especiais de Ensino I, II e III, com 60hs, 60hs e 75hs semestrais, respectivamente, que são ministradas a partir do 2º período e se estendem até o 8º período do Curso.

O estágio curricular supervisionado de ensino, por sua vez, de acordo com o Parecer CNE/CP 28/2001 é

 entendido como o tempo de aprendizagem que, através de um período de permanência, alguém se demora em algum lugar ou ofício para aprender a prática do mesmo e depois poder exercer uma profissão ou ofício. (...) supõe uma relação pedagógica entre alguém que já é um profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho e um aluno estagiário.

Ainda segundo esse Parecer,

(..) o estágio curricular supervisionado pretende oferecer ao futuro licenciado um conhecimento do real em situação de trabalho, (...) diretamente em unidades escolares dos sistemas de ensino. É também um momento para se verificar e provar (em si e no outro) a realização das competências exigidas na prática profissional e exigíveis dos formandos, especialmente quanto à regência. (...) é também um momento para se acompanhar alguns aspectos da vida escolar que não acontecem de forma igualmente distribuída pelo semestre, concentrando-se mais em alguns aspectos que importa vivenciar. É o caso, por exemplo, da elaboração do projeto pedagógico, da matrícula, da organização das turmas e do tempo e espaços escolares.

Trata-se, assim, de um modo especial de atividade de capacitação em serviço e somente pode ocorrer em unidades escolares onde o estagiário assuma efetivamente o papel de professor, vivencie outras exigências do projeto pedagógico e das necessidades próprias do ambiente institucional escolar, testando suas competências por um certo período. Entretanto, é aconselhável que este tempo supervisionado não seja prolongado, porém seja denso e contínuo (Parecer CNE/CP 28/2001).

Assim, no currículo do Curso de Geografia da UFES, esse estágio se encontra representado por 2 (duas) disciplinas de 200 (duzentas) horas semestrais, denominadas Estágio Supervisionado I e Estágio Supervisionado II, ministradas no 6º e 8º períodos, respectivamente, de acordo com a forma proposta.

No que se refere aos conteúdos curriculares de natureza científica – cultural, estes foram distribuídos com base nas Diretrizes Curriculares para os cursos de Geografia, estabelecidas na Resolução CES/CNE nº. 14/2002 e se encontram organizados em 3 (três) núcleos:

  • Núcleo específico - que abrange os conteúdos referentes ao conhecimento geográfico;

  • Núcleo complementar – que engloba conteúdos considerados necessários para a aquisição de conhecimento geográfico e que podem ser oriundos de outras áreas de conhecimento, inclusive os de natureza específica da Geografia;

  • Núcleo de opções livres – que é composto de conteúdos a serem escolhidos pelo próprio aluno.

Considerando a inclusão de conteúdos definidos para a educação básica, as didáticas próprias de cada conteúdo e as pesquisas que as embasam, acrescentou-se um núcleo de fundamentos da educação.

Os conteúdos curriculares de natureza científico-cultural se encontram distribuídos entre as disciplinas pertencentes aos diferentes núcleos, inclusive às do núcleo livre.  Cada disciplina tem uma carga horária de 60 (sessenta) horas, exceto as disciplinas: Geologia Geral, com 90 (noventa) horas, Projetos Especiais de Ensino (PEE), com 15 (quinze) horas cada, Estágio Supervisionado I e II, com 200 (duzentas) horas cada, e Tópicos Especiais de Ensino III, com 75 (setenta e cinco) horas.

O quadro 1 apresenta uma comparação entre a Resolução nº 14 e o Currículo proposto, no intuito de estabelecer a relação entre as conteúdos contidos nas Diretrizes Curriculares  e as disciplinas  obrigatórias (OB) propostas para o Curso de Geografia.

 

Quadro 1 - Comparação entre as Diretrizes Curriculares e o Currículo Pleno Proposto

Resolução CES/CNE nº 14/2002 (Conteúdos)

Proposta Curricular

Disciplinas

Núcleo Específico – conteúdos referentes ao conhecimento geográfico (obrigatório).

Elementos de Epistemologia da Geografia; Cartografia Geográfica I; Cartografia Geográfica II; Geografia da População; Geografia Urbana; Geografia Rural; Geografia da Mobilidade; Geografia Política e Geopolítica; Geografia Humana e Cultural do Brasil; Regionalização do Espaço Mundial; Biogeografia e Meio Ambiente; Climatologia Geográfica; Geomorfologia; Geopedologia; Sistema de Informações Geográficas – SIGs; Introdução ao Sensoriamento Remoto; Metodologia da Pesquisa em Geografia. (1.020 horas).

Núcleo Complementar – conteúdos considerados necessários à aquisição de conhecimento geográfico e que podem ser oriundos de outras áreas de conhecimento, mas não excluem os de natureza específica da Geografia.

Introdução a Filosofia; Geologia Geral; Noções Gerais de Estatística; Sociologia Geral; Formação do Mundo Contemporâneo. (330 horas).

 

Núcleo de Opções Livres – conteúdos a serem escolhidos pelo próprio aluno.

As disciplinas optativas ou livres são em número de 7 (sete), computando, no mínimo, 420 (quatrocentas e vinte) horas, podendo ser escolhidas entre as optativas do Núcleo Específico, do Núcleo Complementar, ou do Núcleo Livre. Entretanto, terão de cursar, no mínimo, 2 (duas) disciplinas optativas do Núcleo Específico com 60 (sessenta) horas cada e 3 (três) disciplinas do Bloco Optativo de Fundamentos da Educação com 60 horas cada. (420 horas)

Núcleo de Fundamentos da Educação – conteúdos definidos para a Educação Básica, didáticas próprias de cada conteúdo e as pesquisas embasadoras.

Psicologia da Educação; Didática; Política e Organização da Educação Básica; Projeto Especial de Ensino em Geografia da População; Projeto Especial de Ensino em Geografia Urbana; Projeto Especial de Ensino em Geografia Rural; Projeto Especial de Ensino em Geografia da Mobilidade; Projeto Especial de Ensino em Geografia Política e Geopolítica; Projeto Especial de Ensino em Geografia Humana e Cultural do Brasil; Projeto Especial de Ensino em Climatologia Geográfica; Projeto Especial de Ensino em Sistemas de Informação Geográfica - SIGs; Projeto Especial de Ensino em Cartografia Geográfica II; Projeto Especial de Ensino em Geomorfologia; Projeto Especial de Ensino em Geopoedologia; Projeto Especial de Ensino em Biogeografia e Meio Ambiente; Projeto Especial de Ensino em Regionalização do Espaço Mundial; Projeto Especial de Ensino em Introdução ao Sensoriamento Remoto; Tópicos Especiais de Ensino I; II; e III; Fundamentos de LIBRAS e Estágio Supervisionado I e II.  (1.045 horas)

 

 

Em relação às atividades acadêmico – científico – culturais, num total mínimo de 200 (duzentas) horas, estas serão computadas individualmente para cada aluno durante o percurso dos seus estudos, mediante comprovação de sua participação na: “produção coletiva de projetos de estudos, na elaboração de pesquisas, nas oficinas, seminários, monitorias, tutorias, eventos, atividades de extensão, estudos das novas diretrizes do ensino fundamental, do ensino médio, da educação infantil, da educação de jovens e adultos, dos portadores de necessidades especiais, das comunidades indígenas, da educação rural e de outras propostas de apoio curricular proporcionadas pelos governos dos entes federativos [e estaduais]” (de acordo com o Parecer CNE/CP 28/2001).

Essas atividades deverão ser aprovadas pelo Colegiado do curso, visando o enriquecimento da formação do aluno como profissional da área de ensino.

Cada aluno deve exercer sua autonomia e adquirir competências específicas que atendam aos objetivos de cada um. O número de horas trabalhado por cada aluno deverá ser registrado pelos coordenadores de cada projeto como parte das 200 horas de atividades acadêmico-científico-culturais.

Outras atividades complementares também podem ser computadas, tais como: participação em eventos locais, regionais, nacionais e internacionais relacionados à Geografia, monitorias voluntárias ou não, como, também, as que tenham caráter extensionista como, por exemplo, as constantes em eventos promovidos pelo Departamento de Geografia em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão, (por ex. Feira do Verde), pelo Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Geografia – LEAGEO.

O aluno deverá entregar ao colegiado de curso o formulário de avaliação do evento ou curso (mini relatório), documentado com cópia autenticada do certificado e do programa do evento ou curso. O colegiado emitirá parecer e deliberará sobre a carga horária válida para integralização das 200 horas de atividades extracurriculares, de acordo com o estabelecido no quadro 2. A cargas horárias serão reavaliadas sempre que necessário.

 

 

Quadro 2 - Atividades Acadêmico-Científico-Culturais

ATIVIDADES

COMPROVANTES

Participação em eventos científicos locais ou regionais na área de Geografia.

15 horas por evento (até 5 eventos)

Certificado

Participação em eventos científicos nacionais ou internacionais na área de Geografia.

20 horas por evento (até 5 eventos)

Certificado

Estágios extracurriculares – máximo de 25 (vinte e cinco), por cento da carga horária total mínima prevista de 200 horas (até 50 horas).

Declaração do Núcleo Cedente

Apresentação de trabalho em eventos na área de geografia.

15 horas por trabalho até 5 trabalhos.

Certificado

Participação em eventos científicos em áreas afins

10 horas  por trabalho(até 5 eventos)

Certificado

Apresentação de trabalho em áreas afins

10 horas (até 5 eventos)

Certificado

Atividades de EXTENSÃO - PIBEX e PIVEX, 25 horas por atividade, máximo de 25 (vinte e cinco) por cento da carga horária total mínima prevista de 200 horas.

Comprovante

Atividades de representação discente junto aos órgãos da UFES.

10 horas por ano (até 5)

Comprovante

Monitorias Oficiais (Voluntárias) PAD, PID, PUB

A cada 80 horas de Monitoria contam-se 50 horas por semestre até 2 semestres;

 Certificado

Monitorias Oficiais (Remuneradas) PAD, PID, PUB

A cada 80 horas de Monitoria contam-se 25 horas por semestre até 4 semestres;

Certificado

Aluno pesquisador: Iniciação científica / Iniciação tecnológica, PIBIC/PIVIC  e afim

25 horas por iniciação (até o máximo de 25 (vinte e cinco) por cento  da carga horária total mínima prevista de 200 horas.)

Certificado PRPPG ou do Órgão responsável

Trabalhos publicados em revistas especializadas, periódicos, livros...

25 horas por trabalho até o máximo de 5

Comprovante

Resumos publicados em revistas especializadas, periódicos, livros...

05 horas por trabalho até o máximo de 5 resumos.

Comprovante

Outras (participação em Bancas de Concurso, de monografia, orientação de monografia, atividades extras realizadas no âmbito do setor de trabalho, Palestras – assistidas ou ministradas, freqüência a cursos, dentro e fora da UFES, cursos ministrados), etc.): até o máximo de 50 (cinquenta) por cento da carga horária total mínima prevista de 200 horas, condicionadas à apreciação pelo Colegiado de Curso etc...

Comprovante

TOTAL

200 horas

 

3.3.4 – Integralização Curricular

Para a integralização curricular o aluno do Curso de Licenciatura da UFES necessita cumprir o estabelecido no quadro 3.

 

Quadro 3 - Integralização Curricular

 

 

1 – Etapas Curriculares

- disciplinas optativas

- disciplinas obrigatórias

 - atividades acadêmico-científico-culturais

- total do curso

 

Créditos

-

-

116

-

116

 

Carga Horária

-

420 horas

2.395 horas

200 horas

3.015 horas

 

 

2 – prazo mínimo para integralização curricular: 3 anos e meio

    - prazo máximo para integralização: 7 anos

3 – limite máximo de carga horária semestral (CHS): 450 horas

    - limite máximo de carga horária semanal: 30 horas

    - limite máximo de carga horária diária: 6 horas

    - limite mínimo de carga horária semestral: 15 horas

 

 

Observações:

  1. O aluno poderá concluir o Curso em apenas três anos e meio, no caso de aproveitamento de estudos que possibilite a efetiva integralização curricular.

  2. O aluno poderá cursar até 450 (quatrocentas e cinqüenta) horas semestrais desde que não ultrapasse a carga horária diária de no máximo 6 (seis) horas.

c) O limite máximo de 450 (quatrocentas e cinqüenta) horas poderá ser excedido em até 60 (sessenta) horas, em caráter excepcional e devidamente comprovado, apenas para os alunos formandos naquele período.

 

 

3.3.5 – Periodização sugerida

No quadro 4 está estabelecida a seqüência sugerida para a matrícula nas disciplinas do currículo, relacionando-as com o período (PER), seus códigos, com a carga horária semestral (CHS), com os pré-requisitos, e créditos correspondentes (CRE).  

 

Quadro 4 – Periodização sugerida para o Curso de Geografia – Licenciatura

 

PER

CÓDIGO

DISCIPLINA

CHS

PRÉ-REQ.

CRE

STA00662

FIL00428

CSO00176

GEO05057

GEO05056

Noções Gerais de Estatística

Introdução à Filosofia

Sociologia Geral

Elementos Epistemológicos da Geografia

Cartografia Geográfica I

60

60

60

60

60

 

03

04

04

04

03

 

 

 

300

 

18

ERN00463

GEO05089

GEO05092

GEO05091

HIS04690

GEO05090

GEO05093

Geologia Geral

Sistema de Informações Geográficas – SIG

Climatologia Geográfica

Metodologia da Pesquisa Geográfica

Formação do Mundo Contemporâneo

PEE em Sist. de Informações Geográficas

PEE em Climatologia Geográfica

90

60

60

60

60

15

15

 

GEO05056

 

 

 

GEO05089

GEO05092

05

03

03

03

04

00

00

 

 

 

360

 

 18

GEO00472

GEO05145

GEO05058

GEO05147

EPS05149

GEO05143

GEO05146

GEO05144

GEO05148

Geografia da População

Geografia Urbana

Cartografia Geográfica II

Geomorfologia

Tópicos Especiais de Ensino I

PEE em Geografia da População

PEE em Geografia Urbana

PEE em Cartografia Geográfica II

PEE em Geomorfologia

60

60

60

60 

60

15

15

15

15

 

 

GEO05056

ERN00463

 

GEO00472

GEO05145

GEO05058

GEO05147

 

03

04

03

03

03

00

00

00

00

 

 

 

360

 

 16

GEO05811

GEO05977

GEO05813

PSI00764

EPS05979

GEO05814

GEO05978

GEO05816

Geopedologia

Biogeografia e Meio ambiente

Regionalização do Espaço Mundial

Psicologia da Educação

Tópicos Especiais de Ensino II

PEE em Geopedologia

PEE em Biogeografia e Meio Ambiente

PEE Regionalização do Espaço Mundial

60

60

60

60

60

15

15

15

ERN00463

GEO05092

 

 

EPS05149

GEO05811

GEO05977

GEO05813

 

03

03

04

04

03

00

00

00

 

 

 

345

 

 17

GEO05982

GEO05984

GEO05980

EPS06025

DID02503

GEO05983

GEO05985

GEO05981

 

Geografia Rural

Introdução ao Sensoriamento Remoto

Geografia Humana e Cultural do Brasil

Política e Organização da Educ. Básica

Didática B VI

PEE em Geografia Rural

PEE Introdução ao Sensoriamento Remoto

PEE em Geog. Humana e Cultural do Brasil

60

60

60

60

60

15

15

15

 

 

 

 

 

GEO05982

GEO05984

GEO05980

 

 

03

03

04

04

04

00

00

00

 

 

 

345

 

18

GEO06307

GEO06308

GEO06310

GEO06309

EPS06311

Geografia da Mobilidade

Geografia Política e Geopolítica

PEE em Geografia Política e Geopolítica

PEE em Geografia da Mobilidade

Estágio Supervisionado I

60

60

15

15

200

 

GEO05813

GEO06308

GEO06307

DID02503

04

03

00

00

08

 

 

 

350

 

15

EPS07580

DID

GEO

 

Estágio Supervisionado II

Disciplina Optativa Pedagógica

Disciplina Optativa Departamental

 

200

60

60

 

EPS06311

08

 

 

 

320

 

08

DID

DID

EPS07604

 

GEO

GEO

Disciplina Optativa Pedagógica

Disciplina Optativa Pedagógica

Tópicos Especiais de Ensino III

 

Disciplina Optativa Departamental

Disciplina Optativa Departamental

60

60

75

 

60

60

 

 

EPS05979

EPS06311

 

 

03

 

 

 

335

 

03

 

LCE06306 

Disciplina Optativa Livre

Fund. Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS

60

60 

 

 

03

 

 

 

120

 

03

ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS

200 horas

TOTAL

3.015 horas

Obs. PEE = Projeto Especial de Ensino

 

 

3.3.6 – Equivalência de disciplinas

Tendo em vista a implantação do novo Currículo do Curso de Geografia, versão 2006, concomitante com as versões 1990 e 2000, e visando operacionalizar a oferta de disciplinas sem prejuízo de nenhuma das versões, foi elaborada a tabela de Equivalência, conforme quadro 5, que se segue.

 

Quadro 5 – Tabela de Equivalência 

CURRÍCULO 2000

CURRÍCULO 2006

CÓDIGO

DISCIPLINA

CHS

CÓDIGO

DISCIPLINA

CHS

GEO00467

Climatologia

75

GEO05092

Climatologia Geográfica

60

GEO00462

Elem. de Cartografia

60

GEO05056

Cartografia Geográfica I

60

GEO 00468

Geomorf. Estrut. e Proc.

75

GEO05147

Geomorfologia

60

GEO00473

Geog. Urb/ Industrial

60

GEO05145

Geografia Urbana

60

GEO03636

Cartografia Temática

60

GEO05058

Cartografia Geográfica II

60

HIS00552

His. Econ. Contemporânea

45

HIS004690

Form. Mundo Contemp.

60

GEO02352

Fundamentos da Geografia

60

GEO05057

Elem. Epistemo.  Geogr.

60

ERN00466

Pedologia

45

GEO05811

Geopedologia

60

GEO00474

Geografia Agrária

60

GEO05982

Geografia Rural

60

GEO00990

Introd. Pesq. Geográfica

75

GEO05091

Metod. da Pesq. Geogr.

60

GEO00475

Geogr. Circ. e Transporte

60

GEO06307

Geografia da Mobilidade

60

GEO00477

Org. do Espaço Mundial

60

GEO05813

Region.  Espaço Mundial

60

GEO00480

Geog. Hum. e Eco.  Brasil

60

GEO05980

Geog. Hum.  Cult.  Brasil

60

GEO00482

Biogeografia

90

GEO05977

Biog. e Meio Ambiente

60

GEO03882

Sensoriamento Remoto

60

GEO05984

Introd.  Sens.     Remoto

60

GEO03881

Geografia Política

60

GEO06308

Geog. Pol. e Geopolítica

60

GEO03880

Geoprocessamento

60

GEO05089

Sist. Inform. Geogr.  SIGs

60

GEO 01743

Geogr. Apli. Planejamento

75

GEO09192

Geog. e Planejamento

60

ERN01742

Hidrologia Continental

60

ERN05916

Asp. Hidro.Continental

60

DID04467

Top. Esp. Ens.   Geografia

60

EPS07604

Top. Esp. de Ensino III

75

DID04465

Est. Superv. I –Geografia

120

EPS06311

Estágio Supervisionado I

200

DID04466

Est. Superv. II –Geografia

120

EPS07580

Estágio Supervisionado II

200

Obs. A disciplina CSO00185 - Etnologia e Etnografia do Brasil, 45 horas, optativa para o curso de Geografia, versão 2006, Licenciatura e Bacharelado, e obrigatória para a versão 2000, Licenciatura e Bacharelado, terá como equivalência a disciplina CSO01567- Etnologia Etnografia do Brasil, 60 horas, não pertencente aos Currículos do Curso de Geografia.

 

3.3.7- Distribuição das Disciplinas

O elenco de disciplinas, obrigatórias (OB) e optativas (OP), que compõem o currículo do Curso de Licenciatura em Geografia da UFES está sob a responsabilidade de diferentes Departamentos da UFES.  A distribuição destas disciplinas encontra-se representada no quadro 6.

 

Quadro 6 – Distribuição das Disciplinas por Departamento

Campus: Campus Universitário de Goiabeiras

Curso: Licenciatura em Geografia

Departamento

Disciplina

OB/

OP

CHS

CR

T

E

L

GEOGRAFIA

GEO 05057

GEO 05056

GEO 05089

GEO 05090

GEO 00472

GEO 05143

GEO 05092

GEO 05093

GEO 05145

GEO 05146

GEO 05058

GEO 05144

GEO 05984

GEO05985

GEO05982

GEO05983

GEO 05147

GEO 05148

GEO 05091

GEO05811

GEO05814

GEO06307

GEO06309

GEO06308

GEO06310

GEO05980

GEO05981

GEO05977

GEO05978

GEO05813

GEO05816

GEO00461

GEO00469

GEO00470

GEO00471

GEO01733

GEO00476

GEO00478

GEO00479

GEO00481

GEO00985

GEO02351

GEO01732

GEO07017

GEO09201

GEO09208

GEO09187

GEO09194

GEO09176

GEO 03637

GEO09207

GEO06369

GEO06370

GEO09202

GEO09170

GEO09206

GEO09197

GEO09191

GEO09198

GEO09188

GEO09171

GEO09199

GEO07000

GEO09173

GEO09174

GEO06371

GEO06372

GEO06373

GEO06374

GEO06375

GEO06376

GEO06377

GEO06378

GEO09223

GEO09205

GEO06379

GEO06380

GEO06381

 

GEO09203

 

Elementos Epistemológicos da Geografia

Cartografia Geográfica I

Sistema de  Informações Geográficas – SIGs

PEE em Sistema de Inform. Geogr. - SIGs

Geografia da População

PEE em Geografia da População

Climatologia Geográfica

PEE em Climatologia Geográfica

Geografia Urbana

PEE em Geografia Urbana

Cartografia Geográfica II

PEE em Cartografia Geográfica II

Introdução ao Sensoriamento Remoto

PEE em Introdução Sensoriamento Remoto

Geografia Rural

PEE em Geografia Rural

Geomorfologia

PEE em Geomorfologia

Metodologia da Pesquisa Geográfica

Geopedologia

PEE em Geopedologia

Geografia da Mobilidade

PEE em Geografia da Mobilidade

Geografia Política e Geopolítica

PEE em Geografia Política e Geopolítica

Geografia Humana e Cultural do Brasil

PEE em Geografia Hum. e Cult. do Brasil

Biogeografia e Meio Ambiente

PEE em Biogeografia e Meio Ambiente

Regionalização do Espaço Mundial

PEE em Regionalização do Espaço Mundial

Introdução a Cartografia

Geomorfologia Climática

Geomorfologia Submarina Litorânea

Cosmografia

Fitogeografia do Brasil

Região e Organização Espacial

América Latina

Geografia Física do Brasil

Regiões Brasileiras

Geografia Humana e Econômica Mares

Ecossistema Manguezal

Geografia do Espírito Santo

Conceitos de Geografia Humana

Hist.do Pensamento Geográfico Moderno

Os Domínios da Geografia Hum. Contemp.

Estudos de Geografia Urbana e Cultural

Geografia Política do Brasil

Demografia

Técnicas de Pesquisa Aplicadas Geografia

Mét. Quantitativos Aplicados a Geografia

Seminários de Geografia I

Seminários de Geografia II

Introdução à Geografia Econômica

Análise e Gestão Ambiental

Manejo de Ecossistemas Tropicais

Geografia, Turismo e Educação Ambiental

Geografia dos Mares

Geografia, Turismo e Lazer

Física do Solo

Análise Estrutural da Cobertura do Solo

Geomorfologia de Processos de Vertente

Aerofotogeografia

Cartografia Escolar

Cartografia Geográfica Zonas Costeiras

Produção e Design de Mapas Temáticos

Ecossistemas Costeiros Brasileiros

Org. do Espaço do Espírito Santo

Est. Urbanização e Metropoliz. do Brasil

Segregações e Fragmentações Urbanas

Produção Social do Espaço Construído

Geografia Agrária do Espírito Santo

Geog. Conflitos Agrários e Sócio- Ambientais

Trat. Imagens Orbitais e Aplic. Geográficas

Leit., Aná.lise e Interp.  Doc. Cartog. Sistem.

Form. Territ. Econ. Reg..Org..Esp. Brasileiro

Elem. Epistemologia da Geografia Humana

Sist. Informações Geogr. aplicáveis a Rec. Naturais Renováveis

Introdução às Mudanças Climáticas Globais

 

Ob

Ob

Ob

Ob

Ob

Ob

Ob

Ob

Ob

Ob

Ob

Ob

Ob

Ob

Ob

Ob

Ob

Ob

Ob

Ob

Ob

Ob

Ob

Ob

Ob

Ob

Ob

Ob

Ob

Ob

Ob

Op

Op

Op

Op

Op

Op

Op

Op

Op

Op

Op

Op

Op

Op

Op

Op

Op

Op

Op

Op

Op

Op

Op

Op

Op

Op

Op

Op

Op

Op

Op

Op

Op

Op

Op

Op

Op

Op

Op

Op

Op

Op

Op

Op

Op

 Op

 Op

 

Op

 

60

60

60

15

60

15

60

15

60

15

60

15

60

15

60

15

60

15

60

60

15

60

15

60

15

60

15

60

15

60

15

60

60

60

60

45

60

60

60

60

60

60

60

60

60

60

60

60

60

60

60

60

60

60

60

60

60

60

60

60

60

60

60

60

60

60

60

60

60

60

60

60

60

60

60

60

60

60

 

60

 

4

3

3

0

3

0

3

0

4

0

3

0

3

0

3

0

3

0

3

3

0

4

0

3

0

4

0

3

0

4

0

3

4

4

4

3

4

4

4

4

4

3

3

4

3

3

3

3

3

3

3

4

3

4

4

3

3

3

3

3

3

3

3

3

3

3

3

3

3

3

3

3

4

3

3

3

3

4

 

3

 

60

30

30

00

30

00

30

00

60

00

30

00

30

00

30

00

30

00

30

30

00

60

00

30

00

60

00

30

00

60

00

30

60

60

60

45

60

60

60

60

60

30

30

60

30

30

30

30

30

30

30

60

30

60

60

30

30

30

30

30

30

30

30

30

30

30

30

30

30

30

30

30

60

30

30

30

30

30

 

30

 

00

00

00

15

30

15

00

15

00

15

00

15

00

15

00

15

00

15

00

00

15

00

15

30

15

00

15

00

15

00

15

30

00

00

00

00

00

00

00

00

00

30

30

00

30

30

30

30

30

30

30

00

30

00

00

00

00

00

00

00

00

00

00

00

00

00

00

00

30

30

00

00

00

00

00

30

30

30

 

30

 

00

30

30

00

00

00

30

00

00

00

30

00

30

00

30

00

30

00

30

30

00

00

00

00

00

00

00

30

00

00

00

00

00

00

00

00

00

00

00

00

00

00

00

00

00

00

00

00

00

00

00

00

00

00

00

30

30

30

30

30

30

30

30

30

30

30

30

30

00

00

30

30

00

30

30

00

00

00

 

00

Oceanografia

ERN00463

ERN01745

ERN00488

ERN00989

ERN02825

ERN00988

ERN01546

ERN05916

ERN06183

 

Geologia Geral

Introdução a Sedimentologia

Elementos de Ecologia

Oceanografia Geral

Aspectos Geológicos do Espírito Santo

Propriedade e Fertilidade dos Solos

Poluição Ambiental

Aspectos da Hidrologia Continental

Ciências do Ambiente

 

Ob

Op

Op

Op

Op

Op

Op

Op

Op

 

90

60

75

75

60

45

60

60

60

 

5

3

4

4

4

3

4

4

4

 

60

30

45

45

60

45

60

60

60

 

30

30

30

30

00

00

00

00

00

 

00

00

00

00

00

00

00

00

00

ESTATÍSTICA

STA00662

STA04695

 

Noções Gerais de Estatística

Estatística Aplicada às Ciências Sociais II

 

Ob

Op

 

60

60

 

3

3

 

30

30

 

 

30

30

 

00

00

HISTÓRIA

HIS04690

 

 

Formação do Mundo Contemporâneo

 

Ob

 

60

 

4

 

60

 

00

 

00

FILOSOFIA

FIL00428

FIL02439

FIL02488

FIL02457

FIL02460

FIL02442

 

Introdução a Filosofia

História da Filosofia I

Filosofia dos Movimentos Sociais

Filosofia Política I

Teoria das Ciências I

Teoria do Conhecimento I

 

Ob

Op

Op

Op

Op

Op

 

60

60

60

60

60

60

 

4

4

4

4

4

4

 

60

60

60

60

60

60

 

00

00

00

00

00

00

 

00

00

00

00

00

00

CSO

CSO00176

CSO02937

CSO02940

CSO02941

CSO02635

CSO02973

CSO04698

CSO04703

CSO04704

CSO00184

CSO00185

CSO02942

 

Sociologia Geral

Formação Sócio-Econômica e Política Brasil

Sociologia da Questão Agrária

Sociologia Urbana

Sociologia da Educação

Sociologia e Meio Ambiente

História Indígena e do Indigenismo

Antropologia e Meio Ambiente

Etnografia

Introdução a Antropologia

Etnologia e Etnografia do Brasil

Formação Sócio-Econômica, Política e Cultural do Espírito Santo

 

Ob

Op

Op

Op

Op

Op

Op

Op

Op

Op

Op

Op

 

60

60

60

60

60

60

60

60

60

60

45

60

 

 

4

4

4

4

4

4

4

4

4

4

3

4

 

60

60

60

60

60

60

60

60

60

60

45

60

 

 

00

00

00

00

00

00

00

00

00

00

00

00

 

00

00

00

00

00

00

00

00

00

00

00

00

DPSI

PSI00764

PSI00759

 

Psicologia da Educação

Psicologia I

 

Ob

Op

 

60

60

 

4

4

 

60

60

 

00

00

 

 

00

00

DSSO

SSO00229

 

Política Habitacional

 

Op

 

60

 

4

 

60

 

00

 

00

DLET

LET02630

LET02153

LET02154

 

Língua Portuguesa

Inglês Instrumental

Francês Instrumental

 

Op

Op

 

60

60

60

 

4

4

4

 

60

60

60

 

00

00

00

 

00

00

00

DECO

ECO07705

ECO06184

 

Introdução a Economia Política

Economia Brasileira

 

Op

Op

 

60

60

 

4

4

 

60

60

 

00

00

 

00

00

CE

DID 02503

EPS 05149

EPS05979

EPS07604

EPS06311

EPS07580

EPS06025

LCE06306

DID06335

DID06465

EDU05788

 

Didática B VI

Tópicos Especiais de Ensino I

Tópicos Especiais de Ensino II

Tópicos Especiais de Ensino III

Estágio Supervisionado I

Estágio Supervisionado II

Política e Organização da Educação Básica

Fund. Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS

Currículo e Formação Docente

Pesquisa e práticas Pedagógicas

Educação e Inclusão

 

Ob

Ob

Ob

Ob

Ob

Ob

Ob

Ob

Op

Op

Op

 

60

60

60

75

200

200

60

60

60

60

60

 

4

3

3

3

8

8

4

3

4

4

4

 

60

30

30

30

60

60

60

30

60

60

60

 

00

00

00

00

00

00

00

30

00

00

00

 

00

30

30

45

140

140

00

00

00

00

00

A carga horária de E (exercícios) e de L (laboratório) corresponde a atividades a serem desenvolvidas em sala de aula e laboratórios da Instituição e, também, dependendo das características das atividades, poderão ser realizadas fora do âmbito da UFES.

 

3.4 – EMENTAS

Foram criadas novas disciplinas para compor o novo elenco de disciplinas do Curso de Geografia, modalidade Licenciatura, tanto de caráter obrigatório como optativo. Foram mantidas várias disciplinas da versão 2000, sendo que algumas mantiveram o caráter de obrigatoriedade enquanto outras passaram a compor o elenco de optativas.

 

3.4.1 - DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DO NÚCLEO ESPECÍFICO, OFERTADA PELO DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA

GEO00472 - GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO - 60 horas, 03 créditos (30-30-00) - Geografia da População: conceitos, objetivos, abrangência, interdisciplinaridade. Fontes de dados. População mundial: evolução, distribuição e seus fatores. A transição demográfica. Características da estrutura da população. Dinâmica populacional: natalidade e mortalidade. Dinâmica populacional: mobilidade espacial. População e Desenvolvimento: teorias, políticas. 

GEO05056 - CARTOGRAFIA GEOGRÁFICA I – 03 Créditos (30-00-30), 60 horas. A cartografia na Geografia: cartografia geral e cartografia geográfica. Elementos básicos para leitura e interpretação de cartas topográficas: fenômenos geográficos e suas representações gráficas e cartográficas; projeções cartográficas e sistema de referência terrestre; escala e generalização cartográfica.

GEO05058 - CARTOGRAFIA GEOGRÁFICA II - 03 Créditos, 60 horas (30-00-30). Pré-requisito: GEO05056. Leitura, análise e interpretação de mapas temáticos; representações cartográficas sintéticas: síntese por sobreposição, tratamento gráfico da informação, coremas; Cartografia Geográfica na produção do conhecimento geográfico.

GEO05089 - SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS – SIGs - 03 Créditos, 60 horas (30-00-30). Pré-requisito: GEO05056. Noções básicas de Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs. Fundamentos Teóricos: dados espaciais os suportes dos SIGS; definição de SIG; inter-relações entre SIG; CADD, SGBD, SMDE e SR; introdução aos computadores; história dos Sistemas de Informações: século XIX; século XX; captura de dados para SIG: processos de captura de dados; dados vetoriais; dados raster; conversão dos dados do formato vetorial e dados em formato raster e vice-versa; exemplo de dados em SIG; saída de dados. Banco de dados: banco de dados em rede; banco de dados relacional; banco de dados hierárquico; banco de dados orientado ao objeto; principais bancos de dados comerciais. Funções dos SIGs: consulta; reclassificação; análise de proximidade; análise de contigüidade; operações de superposição; análises algébricas não cumulativas; análise algébrica cumulativa; análise de redes.

GEO05984 - INTRODUÇÃO AO SENSORIAMENTO REMOTO - 03 Créditos (30-00-30), 60 horas. Pré-requisito: GEO05056. Princípios físicos do Sensoriamento remoto. O espectro eletromagnético. Características espectrais de materiais. Sistemas sensores. Sistemas aéreos. Interpretação de imagens aéreas. Sensores Orbitais. Interpretação de imagens.

GEO05811- GEOPEDOLOGIA - 03 Créditos (30-00-30), 60 horas.  Pré-requisito: ERN00463. A história dos solos. Ciências do solo, Pedologia e Pedologia Tropical. Evolução dos estudos pedológicos. Conceitos de solo. Funções do solo. Aplicações científicas e utilitárias do estudo dos solos. Gênese dos solos: fatores e processos de formação do solo. Componentes do solo. Morfologia e propriedades do solo: as escalas de observação, métodos e técnicas; macromorfologia; noções de micromorfologia. As representações dos solos em perfil e em planta: escalas; objetivos; modelos. Relações clima-solo-relevo-vegetação. Relações solo-atividade antrópica.

GEO05092 - CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA - 03 Créditos, 60 horas (30-00-30). Objetivos e campos de estudos para a Geografia. A Atmosfera terrestre: composição, massa e estrutura. Fatores e elementos integrados do clima: radiação, temperatura e precipitação. Circulação atmosférica. Classificações climáticas: abordagens. Distribuição dos climas do mundo. Microclimas. Variações e mudanças climáticas. Interações e repercussões das atividades humanas com o clima

GEO05147 - GEOMORFOLOGIA - 03 Créditos, 60 horas (30-00-30). Pré-requisito: ERN00463. Bases conceituais da Geomorfologia. Abordagens e métodos em Geomorfologia. Objetivos dos estudos e aplicações. As escalas. Conteúdos de cartas geomorfológicas e as representações do relevo. Forma (morfologia, compartimentação e parâmetros morfométricos); estrutura (lito-tectônica; cobertura pedológica); processo (processo morfodinâmico). Relações morfogênese-pedogênese. Teorias, modelos e abordagens evolutivas do relevo. 

GEO05977- BIOGEOGRAFIA E MEIO AMBIENTE – 03 Créditos (30-00-30), 60 horas. Pré-requisito: GEO05092. Ciência Biogeográfica: Conceitos, Enfoques, Histórico; A Biogeografia no Brasil; Relação da Biogeografia com Ecologia e o Meio Ambiente; Biogeografia e Sistemas: os Ecossistemas e os Geossistema, Conceito de paisagem e a visão da Biogeografia, Classificação e distribuição dos seres vivos; Fatores abióticos e bióticos e a distribuição dos seres vivos; Domínios vegetacionais e faunísticos, As mudanças climáticas e os seres vivos; Biologia da Conservação e Diversidade Biológica, Conservação das Comunidades, Áreas protegidas e Manejo de Ecossistemas, Conservação e o Desenvolvimento Sustentável, A Biodiversidade no Brasil e as Políticas de Proteção Ambiental, Legislação ambiental brasileira; Biogeografia e a Agricultura; Biogeografia Urbana.

GEO05145 - GEOGRAFIA URBANA - 04 Créditos (60-00-00), 60 horas. O campo da geografia urbana. A natureza do espaço urbano. Conceitos. Escala, tipologia, processos e formas espaciais. Do diagnóstico de problemas urbanos à constituição de uma problemática. Fundamentos sociais da produção da cidade. Modo de produção, espaço e tempo. A cidade na história. Da origem da cidade, a cidade como centro de informações e decisões. A cidade no Brasil. Referências conceituais. A produção social do espaço construído. Do lugar ao espaço. Atores sociais e seus papéis. Apropriação privada e capitalista do espaço. A produção da diferença.

GEO05982 - GEOGRAFIA RURAL – 03 Créditos (30-00-30), 60 horas. O rural no pensamento geográfico. Limites e desafios conceituais e metodológicos: as dicotomias rural/urbano, campo/cidade, agricultura/indústria. As correntes teóricas sobre o rural. A agricultura nas formações pré-capitalistas. A agricultura sob o capitalismo: a renda da terra e as relações de produção e de trabalho no campo. Modernização do campo: o complexo agroindustrial, a “revolução verde” e a industrialização da agricultura. O espaço rural no Brasil: formação, organização, exploração, distribuição e comercialização da produção agropecuária.

GEO06307 - GEOGRAFIA DA MOBILIDADE -04 Créditos (60-00-00), 60 horas. Histórico do pensamento geográfico sobre a mobilidade de pessoas, de produtos ou de pensamentos. A circulação e a geografia: origem/evolução/abrangência. Abordagens geográficas do fenômeno da circulação (geografia humana – econômica – espacial – descritiva – histórica – política – estruturalista / funcionalista / fenomenológica – ecológica – social – cívica – regional – aplicada...). Problemática de uma política de transporte: a demanda (no espaço e no tempo) – as modalidades – o planejamento (os traçados e os seus condicionantes / a acessibilidade / o papel do estado na concepção, na construção, na operação, na manutenção... – os conflitos – a frota. Significados geográficos da circulação (impactos... ordenamento do território).

GEO05813 - REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL - 04 Créditos (60-00-00), 60 horas. Os conceitos de região e regionalização. Modernização e Organização do Espaço Mundial. O Velho e o Novo Imperialismo. O Terceiro Mundo: entre a dependência, o desenvolvimento e a crise. Da política do Estado à política da empresa: a crise do Estado-Nação. O papel das grandes corporações e das entidades supranacionais. Os blocos econômicos. Globalização e os novos focos de tensão: guerras, conflitos e crise no mundo. Regionalizações do Espaço Mundial: o Planeta Dividido em Mundos.

GEO05980 - GEOGRAFIA HUMANA E CULTURAL DO BRASIL - 04 Créditos (60-00-00), 60 horas. O Processo de Formação do território. Processos de Miscigenação. Formação da Sociedade Brasileira. As Estruturas Sociais de Poder. A Sociedade Escravocrata Colonial Brasileira. Formação da Sociedade Urbano-Industrial Brasileira. As Minorias Étnicas no Território. Herança Histórica e Cultural Brasileira. Desenraizamento / desterritorialização. Diversidade Cultural e Organização do Espaço Brasileiro.

GEO06308 - GEOGRAFIA POLÍTICA E GEOPOLÍTICA - 03 Créditos (30-30-00), 60 horas. Pré-requisito: GEO05813. Geografia Política e Geopolítica. Abordagens da Geografia do poder, estado, nação e território: concepções clássicas e teorias geopolíticas. O Estado Moderno e as políticas territoriais.

GEO05091 - METODOLOGIA DA PESQUISA GEOGRÁFICA - 03 Créditos, 60 horas (30-00-30). Objetivos da pesquisa geográfica. A questão do método. Formulação da problemática, hipóteses e metodologias de pesquisa geográfica. Ferramentas e técnicas da geografia, coleta, registro e tratamento das informações. Uso de tecnologias de informação e comunicação. Projeto de pesquisa.

GEO05057 - ELEMENTOS DE EPISTEMOLOGIA DA GEOGRAFIA - 04 Créditos (60-00-00), 60 horas. O que é epistemologia. A geográfica e a filosofia dos séculos XVIII e XIX. A geografia no contexto científico. Geografia ciência ou saber? Os caminhos da geografia: idealismo, positivismo, determinismo, empirismo, racionalismo, marxismo, anarquismo, funcionalismo, sistemismo, estruturalismo e pós estruturalismo. A geografia e as outras ciências: geografia e ciências naturais, geografia e ciências da sociedade.

 

3.4.2 – DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DO NÚCLEO DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

GEO05143 - PROJETO ESPECIAL DE ENSINO EM GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO – 15 horas. Có-requisito: GEO00472. Serão dadas ênfases aos processos cognitivos adequados ao ensino da disciplina Geografia da População, ao desenvolvimento de procedimentos necessários à sua aprendizagem, às atividades práticas, à pesquisa e elaboração de recursos didáticos adequados à disciplina.

GEO05093 - PROJETO ESPECIAL DE ENSINO EM CLIMATOLOGIA – 15 horas. Có-requisito: GEO05092. Serão dadas ênfases aos processos cognitivos adequados ao ensino da disciplina Climatologia, ao desenvolvimento de procedimentos necessários à sua aprendizagem, às atividades práticas, à pesquisa e elaboração de recursos didáticos adequados à disciplina.

GEO05090 - PROJETO ESPECIAL DE ENSINO EM SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS – SIGs, 15 horas. Có-requisito: GEO05089.  Serão dadas ênfases aos processos cognitivos adequados ao ensino da disciplina Sistema de Informações Geográficas, ao desenvolvimento de procedimentos necessários à sua aprendizagem, às atividades práticas, à pesquisa e elaboração de recursos didáticos adequados à disciplina.

GEO05146 - PROJETO ESPECIAL DE ENSINO EM GEOGRAFIA URBANA - 15 horas. Có-requisito: GEO05145. Serão dadas ênfases aos processos cognitivos adequados ao ensino da disciplina Geografia Urbana/Industrial, ao desenvolvimento de procedimentos necessários à sua aprendizagem, às atividades práticas, à pesquisa e elaboração de recursos didáticos adequados à disciplina.

GEO05083 - PROJETO ESPECIAL DE ENSINO EM GEOGRAFIA RURAL- 15 horas. Co-requisito: GEO05982. Serão dadas ênfases aos processos cognitivos adequados ao ensino da disciplina Geografia Rural, ao desenvolvimento de procedimentos necessários à sua aprendizagem, às atividades práticas, à pesquisa e elaboração de recursos didáticos adequados à disciplina.

GEO06309 - PROJETO ESPECIAL DE ENSINO EM GEOGRAFIA DA MOBILIDADE, 15 horas. Có-requisito: GEO06307.  Serão dadas ênfases aos processos cognitivos adequados ao ensino da disciplina Geografia da Mobilidade, ao desenvolvimento de procedimentos necessários à sua aprendizagem, às atividades práticas, à pesquisa e elaboração de recursos didáticos adequados à disciplina.

GEO05981 - PROJETO ESPECIAL DE ENSINO EM GEOGRAFIA HUMANA E CULTURAL DO BRASIL, 15 horas. Có-requisito: GEO05980.  Serão dadas ênfases aos processos cognitivos adequados ao ensino da disciplina Geografia Humana e Cultural do Brasil, ao desenvolvimento de procedimentos necessários à sua aprendizagem, às atividades práticas, à pesquisa e elaboração de recursos didáticos adequados à disciplina.

GEO05144 - PROJETO ESPECIAL DE ENSINO EM CARTOGRAFIA GEOGRÁFICA II - 15 horas. Có-requisito: GEO05058. Serão dadas ênfases aos processos cognitivos adequados ao ensino da disciplina Cartografia Geográfica II, ao desenvolvimento de procedimentos necessários à sua aprendizagem, às atividades práticas, à pesquisa e elaboração de recursos didáticos adequados à disciplina.

GEO06310 - PROJETO ESPECIAL DE ENSINO EM GEOGRAFIA POLÍTICA E GEOPOLÍTICA - 15 horas. Có-requisito: GEO06308.  Serão dadas ênfases aos processos cognitivos adequados ao ensino da disciplina Geografia Política e Geopolítica, ao desenvolvimento de procedimentos necessários à sua aprendizagem, às atividades práticas, à pesquisa e elaboração de recursos didáticos adequados à disciplina.

GEO05816 - PROJETO ESPECIAL DE ENSINO EM REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL, 15 horas. Có-requisito: GEO05813.  Serão dadas ênfases aos processos cognitivos adequados ao ensino da disciplina Regionalização do Espaço Mundial, ao desenvolvimento de procedimentos necessários à sua aprendizagem, às atividades práticas, à pesquisa e elaboração de recursos didáticos adequados à disciplina.

GEO05978 - PROJETO ESPECIAL DE ENSINO EM BIOGEOGRAFIA E MEIO AMBIENTE, 15 horas. Có-requisito: 05977 Serão dadas ênfases aos processos cognitivos adequados ao ensino da disciplina Biogeografia e Meio Ambiente, ao desenvolvimento de procedimentos necessários à sua aprendizagem, às atividades práticas, à pesquisa e elaboração de recursos didáticos adequados à disciplina.

GEO05148 - PROJETO ESPECIAL DE ENSINO EM GEOMORFOLOGIA, 15 horas. Có-requisito: GEO05147. Serão dadas ênfases aos processos cognitivos adequados ao ensino da disciplina Geografia da População, ao desenvolvimento de procedimentos necessários à sua aprendizagem, às atividades práticas, à pesquisa e elaboração de recursos didáticos adequados à disciplina.

GEO05985 - PROJETO ESPECIAL DE ENSINO EM INTRODUÇÃO AO SENSORIAMENTO REMOTO, 15 horas. Có-requisito: GEO05984.  Serão dadas ênfases aos processos cognitivos adequados ao ensino da disciplina Introdução ao Sensoriamento Remoto, ao desenvolvimento de procedimentos necessários à sua aprendizagem, às atividades práticas, à pesquisa e elaboração de recursos didáticos adequados à disciplina.

GEO05814 - PROJETO ESPECIAL DE ENSINO EM GEOPEDOLOGIA, 15 horas. Có-requisito: GEO05811.  Serão dadas ênfases aos processos cognitivos adequados ao ensino da disciplina Geopedologia, ao desenvolvimento de procedimentos necessários à sua aprendizagem, às atividades práticas, à pesquisa e elaboração de recursos didáticos adequados à disciplina.

EPS06025 – POLITICA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA – 60 horas, 04 créditos (60-00-00).

PSI00764 - PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO – 60 horas, 04 créditos (60-00-00) – Relação Psicologia e Educação. A dinâmica psico-social da educação: sistema educacional brasileiro, práticas educacionais e do cotidiano escolar. Concepções de aprendizagem e processos educacionais. (alterada).

DID02503 - DIDÁTICA B VI – 60 horas, 04 créditos (60-00-00) – As diferentes concepções de educação. Educação de hoje: tendências, desafios, crises. Didática: conceitos, objeto, diferentes concepções e relações com outros campos de conhecimento. Os processos didáticos de aprendizagem e ensino: planejamento de Ensino. Conteúdos de Ensino. Métodos e Técnicas de ensino. Recursos de Ensino. Avaliação do processo ensino-aprendizagem. O cotidiano da sala de aula.

EPS05149 - TÓPICOS ESPECIAIS do ENSINO I – 60 horas, 03 Créditos (30-00-30).  Pressupostos teórico-metodológicos do ensino de Geografia. Pesquisa como ação docente: a elaboração do pensamento geográfico dos alunos e dos professores na educação básica.

EPS05979 - TÓPICOS ESPECIAIS de ENSINO II – 60 horas, 03 Créditos (30-00-30). Pré- requisito: EPS05149. Os procedimentos didáticos no ensino de Geografia e no cotidiano escolar. Criação, elaboração, seleção, avaliação e uso de recursos didáticos no ensino de Geografia. A pesquisa como possibilidade de criação de procedimentos técnicos e de recursos didáticos para o ensino de Geografia.

EPS07604-  TÓPICOS ESPECIAIS de ENSINO III – 75 horas, 03 Créditos (30-00-45), Pré- requisito: EPS05979 e EPS06311.  Análise de questões emergentes no ensino de Geografia: aprofundamento de estudos teórico-práticos sobre problemas de aprendizagem no cotidiano escolar. A pesquisa no cotidiano do ensino escolar de Geografia: produção, registro e socialização de conhecimento.

EPS06311- ESTÁGIO SUPERVISIONADO I – 200 horas, 08 Créditos (60-00-140). Pré- requisito: DID02503. O ensino de Geografia na educação infantil e no ensino fundamental: Propostas curriculares; Análises e avaliações das vivências docentes no cotidiano escolar; Proposições de enfrentamento e de pesquisas em problemas de ensino e de aprendizagem; Livros didáticos e outros instrumentos auxiliares do trabalho docente. Docência.

EPS07580 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO II – 200 horas, 08 Créditos (60-00-140). Pré- requisito: EPS06311. O ensino de Geografia na Educação de Jovens e Adultos, na Educação Rural, em Movimentos Sociais, em cursos profissionalizantes; em preparatórios de concursos e no ensino médio: Propostas curriculares; Análises e avaliações das vivências docentes no cotidiano escolar; Proposições de enfrentamento e de pesquisas em problemas de ensino e de aprendizagem; Livros didáticos e outros instrumentos auxiliares do trabalho docente. Docência.

LCE06306 – FUNDAMENTOS DA LÍNGUA BRASILERA DE SINAIS – LIBRAS. 60 horas, 03 créditos (30-30-00). Ensino, aplicação e difusão da Língua Brasileira de Sinais como meio de comunicação objetiva e utilização corrente das comunidades surdas do Brasil. Trajetória histórica da Língua Brasileira de Sinais – Libras; a Libras como fator de inclusão social da pessoa surda; a Libras no contexto legal e educacional; o ensino das Libras.

 

3.4.3 – DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DO NÚCLEO COMPLEMENTAR, OFERTADAS POR OUTROS DEPARTAMENTOS

ERN00463 - GEOLOGIA GERAL – 90 horas, 05 créditos (60-30-00) - A Terra e seu conjunto e a litosfera. Geologia histórica. Noções gerais de mineralogia e petrografia: definições, classificações, tipos e características principais dos minerais e rochas. Geologia dinâmica: fenômenos internos e externos – causas e efeitos. Implicações na Geomorfologia.

FIL00428 - INTRODUÇÃO A FILOSOFIA – 60 horas, 04 créditos (60-00-00) - O que é Filosofia. As questões centrais da Tradição Filosófica. Análise filosófica do mundo atual. Filosofia e conhecimento. Filosofia contemporânea. Temas de Filosofia para formação acadêmica específica do curso.

STA00662 - NOÇÕES GERAIS DE ESTATÍSTICA – 60 horas, 03 créditos (30-30-00) - Conceitos Gerais - Noções de Amostragem - Fases do Trabalho Estatístico - Seriação e Tabulação - Representação Gráfica - Distribuições de Freqüências - Medidas Estatísticas - Noções de Probabilidade - Distribuição Binomial - Curva Normal e Aplicações - Transformações de Notas em Notas Padrão - Distribuição “t” de Student - Prova do Qui-Quadrado.

CSO00176 - SOCIOLOGIA GERAL – 60 horas, 04 créditos (60-00-00) - As condições históricas do surgimento da sociologia. A revolução industrial, a revolução francesa e a situação intelectual. A Sociologia como ciência: o objeto de estudo, métodos de abordagem. Principais correntes teóricas. A contribuição da sociologia para compreensão da sociedade brasileira. Temas clássicos e contemporâneos da sociologia.

HIS04690 – FORMAÇÃO DO MUNDO CONTEMPORÂNEO – 60 HORAS, 04 créditos (60-00-00) – A passagem do feudalismo para o capitalismo.  O século XIX: desenvolvimento do capitalismo e cientificidade.  O imperialismo no mundo.  O Brasil na ordem mundial.

 

3.4.4 - DISCIPLINAS OPTATIVAS DO NÚCLEO ESPECÍFICO, OFERTADAS PELO DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA

GEO00461 - INTRODUÇÃO À CARTOGRAFIA - 60 horas, 03 créditos (30-30-00) - Relações da cartografia com as outras ciências; aplicações da trigonometria aos problemas topográficos. Topografia; plano topográfico; necessidade de uma origem única, e de amarração dos pontos à rede geodésica. Escalas; processos de desenho topográfico; avaliação de áreas. Representação do relevo terrestre; representações antigas, representações modernas. Corte e perfil.

GEO00469 - GEOMORFOLOGIA CLIMÁTICA – 60 horas, 04 créditos (60-00-00) - Evolução dos estudos de Geomorfologia climática. O clima e o relevo continental.Os grandes conjuntos morfoclimáticos do Globo. Dinâmica morfoclimática da zona intertropical. Domínios morfoclimáticos do Brasil.

GEO00470 - GEOMORFOLOGIA SUBMARINA E LITORÂNEA – 60 horas, 04 créditos (60-00-00). Hidrologia marinha. Origem das águas, composição, movimentos, variação relativa do nível do mar. Poluição Marinha. Os oceanos e o clima: balanço energético da Terra. Os climas do mar e das franjas litorâneas. Geomorfologia litorânea e submarina.  Os lagos: tipos e características.

GEO00471 - COSMOGRAFIA – 60 horas, 04 créditos (60-00-00). Cosmografia e Geografia. Origem do Universo: as hipóteses cosmogônicas. Os astros: classificação e caracterização. A esfera celeste: coordenadas e posição. O sistema solar: órbitas dos componentes, configurações planetárias. A Terra no espaço: forma e dimensões, gravitação universal e movimentos da Terra, Sol: física solar, processos de energia solar. A Lua - influências sobre a Terra.

GEO01733 - FITOGEOGRAFIA DO BRASIL– 45 horas, 03 créditos (45-00-00). A investigação científica e os estudos sobre distribuição e disseminação dos vegetais e da vegetação do Brasil. A fitogeografia e os fatores ecológicos. As associações e as formações vegetais no Brasil. O fitogeógrafo e o reconhecimento da cobertura vegetal do Brasil.O trabalho de campo e os herbários. Conservação de flora e legislação. Recursos florísticos e vegetacionais brasileiros.

GEO00476 - REGIÃO E ORGANIZAÇÃO ESPACIAL 60 horas. 04 créditos (60-00-00). Paradigmas da Geografia. Evolução do conceito de região e tipos de regiões. Regionalização: tipos, métodos e técnicas. Abordagens atuais no estudo Regional: um estudo de caso.

GEO00478 - AMÉRICA LATINA - 60 horas. 04 créditos (60-00-00).  Áreas centrais e periféricas. Projeções espaciais da ordem econômica internacional. A América Latina: suporte territorial, bases físicas. O processo colonial de ocupação e a produção do espaço. A estrutura fundiária e os processos de reforma agrária. O fenômeno urbano - a macrocefalia. A industrialização tardia e a questão das dívidas externas. Os blocos regionais e a integração continental.

GEO00479 - GEOGRAFIA FÍSICA DO BRASIL - 60 HORAS. 04 créditos (60-00-00). O espaço territorial brasileiro. O litoral. As grandes unidades de relevo: aspectos morfológicos, estruturais e genéticos. Dinâmica climática e tipos de climas. Tipos de vegetação: características fisionômicas, relações climáticas e edáficas. Sistemas hidrográficos e regimes.

GEO00481 - REGIÕES BRASILEIRAS - 60 horas. 04 créditos (60-00-00).  Proposições de regionalização do Brasil: análise crítica. A produção do espaço nacional e a questão dos desequilíbrios regionais. Estudo de temas geográficos que evidenciem o processo de organização do espaço das regiões brasileiras.

GEO00985 - GEOGRAFIA HUMANA E ECONÔMICA DOS MARES - 60 horas. 04 créditos (60-00-00). O mar e a distribuição espacial da humanidade. O mar, fonte de alimento. O mar, fonte de energia e produtos minerais. O papel do mar na economia nacional.

GEO02351 - ECOSSISTEMA MANGUEZAL - 60 horas. 03 créditos (30-30-00).  Histórico, origem, distribuição geográfica e importância dos manguezais. O manguezal, a Geografia Física e a abordagem sistêmica. Principais impactos antrópicos, legislação e manejo dos manguezais. Pesquisa em  manguezais.

GEO01732 - GEOGRAFIA DO ESPÍRITO SANTO - 60 horas. 03 créditos. Pré-requisito: GEO00480. A produção do espaço capixaba: suporte territorial e processos de ocupação. Atividades econômicas e impactos espaciais: estudo de caso.

GEO03637 - TÉCNICAS DE PESQUISA APLICADA A GEOGRAFIA - 60 horas. 03 créditos (30-30-00). Pesquisa científica: teoria, hipóteses e variáveis. Coleta, organização, mensuração, representação e análise de dados. Medidas de tendência central e dispersão. Princípios de amostragem. Abordagem multivariada em ciências sociais, correlação, análise fatorial e análise de classificação.

GEO07017 - CONCEITOS DE GEOGRAFIA HUMANA – 04 Créditos (60-00-00), 60 horas. O espaço geográfico: espaço e poder. Região: conceito obstáculo ou conceito dinâmico. Paisagens rurais e urbanas: representações, silhuetas e perfis. Territórios e territorialidades: movimentos sociais, povos, Estado, nação e globalização. Pluralidade de lugares: do local ao global.

GEO09201- HISTÓRIA DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO MODERNO - 03 Créditos (30-30-00), 60 horas. Os fundadores da geografia moderna. A fundação da geografia moderna na segunda metade do século XIX. A geografia até a primeira metade do século XX. O pós-guerra e a renovação da geografia.

GEO0928 - OS DOMÍNIOS DA GEOGRAFIA HUMANA CONTEMPORÂNEA - 03 Créditos (30-30-00), 60 horas. Derivas geográficas. Geografia cultural, geografia humanística, geografia da percepção, geografia das redes e sistemas, geografia da saúde, geografia dos riscos, geografia da violência, geografia da fome, psicogeografia, geografia imaginaria, cartas mentais e imagens mentais, geografia do turismo.

GEO09187- ESTUDOS DE GEOGRAFIA URBANA E CULTURAL - 03 Créditos (30-30-00), 60 horas. Conceituações de cultura em Geografia. Renovação do conceito de cultura nas ciências humanas e sociais. Modernidade, cultura e novas relações espaço-tempo. A lógica da cultura global capitalista. Sociedade pós-industrial e sociedade do consumo: conceitos e noções em Geografia. Cultura e patrimônio histórico e cultural no Brasil. Manifestações culturais no espaço brasileiro.

GEO09194- GEOGRAFIA POLÍTICA DO BRASIL - 03 Créditos (30-30-00), 60 horas. Pré-requisito: GEO06308. O pensamento geopolítico no Brasil. Formação territorial do país. A Escola Superior de Guerra e a Geopolítica brasileira. Desigualdades regionais. Políticas territoriais.

GEO09176 - DEMOGRAFIA - Teorias populacionais. 04 Créditos (60-00-00), 60 horas. Fontes de dados demográficos. A transição demográfica. Características de estrutura da população. Os fenômenos demográficos - mortalidade, fecundidade e migração – medidas, análise dos níveis e dos determinantes. Migração e urbanização. Evolução da população: estimativas de população.

GEO09207 - MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À GEOGRAFIA – 03 Créditos (30-30-00), 60 horas. Pesquisa científica. Amostragem. Tabelas e Gráficos. Medidas de tendência central, de dispersão e de correlação. Indicadores: conceituação, construção e análise. Abordagem multivariada: análise de regressão, análise de componentes principais, análise aglomerativa.

GEO06369 - SEMINÁRIOS DE GEOGRAFIA I - 04 Créditos (60-00-00), 60 horas. Novos temas da geografia. Atualizações e aperfeiçoamento em geografia e áreas afins.  Reflexões sobre a realidade regional. Estudos de caso em geografia. Apresentação de resultados de pesquisas científicas.

GEO09202 - INTRODUÇÃO A GEOGRAFIA ECONÔMICA - 04 Créditos (60-00-00), 60 horas. A Geografia econômica no pensamento geográfico. Teorias e lógicas locacionais das empresas. Divisão territorial do trabalho e os circuitos espaciais de produção. Estado, economia e território. Reestruturação produtiva e as novas dinâmicas territoriais. Desenvolvimento regional e sustentabilidade. Elementos da economia mundial e brasileira. Estudos empíricos sobre economia e espaço no Estado do Espírito Santo.

GEO09170- ANÁLISE E GESTÃO AMBIENTAL - 04 Créditos (60-00-00), 60 horas. Conceitos e Definições de Meio Ambiente. A questão ambiental contemporânea: problemas e soluções globais. Principais conceitos e teorias do planejamento e gestão  ambiental. Fases da avaliação de impactos ambientais e sua inserção no planejamento. Métodos e procedimentos para avaliação qualitativa e quantitativa dos Impactos Ambientais. Os instrumentos da política ambiental brasileira Estudos dos Impactos Ambientais (EIA) e o relatório de impacto ambiental (RIMA) na legislação brasileira. Prática de elaboração de EIAs/RIMAs no Brasil: a ótica de um executor, a ótica de um empregador  e a ótica de um órgão público. Analise crítica da avaliação de impacto ambiental no Brasil. Auditoria Ambiental e o processo de certificação. Normas e Aspectos legais.

GEO09206 - MANEJO DE ECOSSISTEMAS TROPICAIS - 03 Créditos (30-30-00), 60 horas. Conceitos básicos ligados ao manejo de ecossistemas; os ecossistemas tropicais e seu estado de conservação; disponibilidade de recursos naturais nos ecossistemas tropicais e o desenvolvimento sustentável; Unidades de Conservação: como e por quê criá-las; Sistema Nacional de Unidades de Conservação; exemplos de manejo de ecossistemas; as questões fundiárias em unidades de conservação; os projetos de ecoturismo e educação ambiental nos ecossistemas tropicais brasileiro.

GEO09197 - GEOGRAFIA , TURISMO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL - 03 Créditos 30-30-00), 60 horas. Principais conceitos e terminologias empregadas.  Contextualização histórica e teórica do turismo e suas várias modalidades, ligadas à percepção geográfica; Estudo dos fundamentos legais e políticos (implementação de leis, decretos e diretrizes pela EMBRATUR, IBAMA, etc.) ligados às atividades turísticas e de lazer em áreas de preservação ambiental;  Análise dos principais programas turísticos  e recreativos implantados no Brasil; Princípios e Fundamentos da Educação Ambiental; Conceitos e Representações em Educação Ambiental; Simulação de alternativas de planejamento e execução de estratégias para o estabelecimento de programas de educação ambiental interligados com atividades de turismo e lazer como fonte de renda para comunidades.

GEO09191 - GEOGRAFIA DOS MARES - 03 Créditos (30-00-30), 60 horas. Litoralização da humanidade e maritimidade. Talassografia: o mar como fonte de alimentos – o mar como fonte de energia e de produtos minerais – o mar como elo entre os povos (transportes marítimos – portos – indústria naval) – o mar como área recreativa – urbanização e rurbanização litorânea. Planejamento territorial/ambiental costeiro, sustentabilidade e capacidade de suporte.

GEO09198 - GEOGRAFIA, TURISMO E LAZER - 03 Créditos (30-00-30), 60 horas. Histórico do pensamento geográfico no que diz respeito ao ócio. O fenômeno do turismo e do lazer (definição/tipologia/conceitos/imagens e representação/significados...).O espaço do turismo e do lazer (urbano/rural/litoral marítimo/montanhoso/protegido... espaços dos países emergentes...) Contribuição geográfica para uma política do turismo e do lazer (delimitação / compartimentação / inventário / sustentabilidade / capacidade de suporte...) Planejamento territorial (integrado e indagativo) e gestão (do espaço e do tempo).

GEO09223 - TRATAMENTO DE IMAGENS ORBITAIS E APLICAÇÕES GEOGRÁFICAS - 03 Créditos (30-00-30), 60 horas. Introdução, definição e importância do sensoriamento remoto; radiação solar; atmosfera terrestre e sua interação com a radiação solar; noções básicas sobre solo e sua interação com a radiação solar; noções básicas sobre vegetação e sua interação com a radiação solar; noções básicas sobre água e sua interação com a radiação solar; sistemas sensores; sistemas sensores utilizados para coleta de dados espectrais em nível terrestre; sistemas sensores utilizados em nível suborbital; satélites – conceitos, classificação e objetivos; sensores utilizados para coleta de dados em nível orbital; metodologia de análise de dados coletados por sensores orbitais; considerações gerais sobre análise de imagens coletadas por sensores orbitais; interpretação visual de imagens orbitais; processamento de imagens digitais; tratamento de dados digitais.

GEO09188 -FÍSICA DO SOLO - 03 Créditos (30-00-30), 60 horas. As Ciências dos Solos. Textura do solo. Relações massa-volume. Estrutura do solo. Retenção de água pelo solo. Movimento da água no solo. Consistência do solo. Relações solo-planta-relevo-hidrodinâmica-erosão. Controle da erosão e manejo da cobertura do solo.

GEO09171 - ANÁLISE ESTRUTURAL DA COBERTURA PEDOLÓGICA - 03 Créditos (30-00-30), 60 horas. Bases conceituais da Abordagem da Análise Estrutural da Cobertura Pedológica. As principais características das coberturas pedológicas. Fatores de gênese e evolução do solo. As transformações morfológicas sofridas pelo material de origem. Os sistemas de transformação. Identificação da cobertura pedológica e representação cartográfica da cobertura pedológica. Interpretação geopedológica.

GEO09199 - GEOMORFOLOGIA DE PROCESSOS DE VERTENTE - 03 Créditos (30-00-30), 60 horas. Histórico dos estudos de processos geomórficos de vertente. Abordagens e experimentos.  Processos morfodinâmicos: fatores e manifestações. Fenômenos hidrológicos x fenômenos gravitacionais. Morfogênese pluvial: mecânica da precipitação; escoamento superficial; escoamento subsuperficial; movimentos de massa. Agentes, tipologia e feições. Magnitude e freqüência de processos. 

GEO09205 - LEITURA, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE DOCUMENTOS CARTOGRÁFICOS SISTEMÁTICOS - 03 Créditos (30-00-30), 60 horas. Significado geopolítico e científico dos levantamentos sistemáticos no Brasil: séries topográficas, projeto Radambrasil/Levantamento de Recursos Naturais. Elementos técnicos dos levantamentos sistemáticos. Análise e correlação. Cartografia de paisagens.

GEO07000 - AEROFOTOGEOGRAFIA - 03 Créditos (30-00-30), 60 horas. Noções de aerofotogrametria. Estereoscopia. Fotoidentificação e fotointerpretação geográfica. Mapeamento temático a partir de fotointerpretação. Trabalho de campo.

GEO09174 - CARTOGRAFIA GEOGRÁFICA DAS ZONAS COSTEIRAS - 03 Créditos (30-00-30), 60 horas. Especificidades das áreas litorâneas e seus desafios à cartografia geográfica. Leitura, análise e interpretação de cartas naúticas, fotografias aéreas e imagens de satélite aplicadas ao estudo do litoral.

GEO06371 -PRODUÇÃO E DESIGN DE MAPAS TEMÁTICOS - 03 Créditos (30-00-30), 60 horas. Mercado de mapas temáticos. Teorias de comunicação cartográfica. Design de mapas. Procedimentos para elaboração de mapas temáticos. Elaboração de originais e processo gráfico.

GEO06372 - ECOSSISTEMAS COSTEIROS BRASILEIROS - 03 Créditos (30-00-30), 60 horas. Introdução. Os ecossistemas costeiros brasileiros: manguezais, vegetação de restinga, dunas, marismas, costões rochosos. Gênese. Distribuição dos ecossistemas ao longo do litoral brasileiro. Aspectos históricos de ocupação da costa brasileira e as conseqüências sobre os ecossistemas costeiros. Potencialidades de uso dos ecossistemas costeiros. Configuração de metodologia para o macrozoneamento costeiro; Principais impactos naturais e antrópicos sobre os ecossistemas costeiros.

GEO06369 - SEMINÁRIOS DE GEOGRAFIA II - 04 Créditos (60-00-00), 60 horas. Temas voltados para subsidiar pesquisas sobre a realidade urbana e regional do Espírito Santo.

GEO06373 - ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO DO ESPÍRITO SANTO  - 03 créditos (30-00-30), 60 horas. A organização do espaço Capixaba. Fundamentos e condicionantes. A estruturação produtiva, crise e reestruturação. O espaço conformado em diferentes momentos históricos. Políticas de desenvolvimento regional federal e estadual. Seus efeitos no Espírito Santo. Financiamento do desenvolvimento regional. Situação atual e perspectivas.

GEO06376 - PRODUÇÃO SOCIAL DO ESPAÇO CONSTRUÍDO - 03 Créditos (30-00-30), 60 horas. A produção do espaço. As formas de produção do espaço urbano. As referências. Terra, trabalho e capital. O espaço urbano na economia colonial, durante a transição da estrutura produtiva em fins do século XIX. Mudanças na cidade. Modalidades de produção do espaço construído. A produção por encomenda. A produção para o mercado. A organização do complexo da construção. Questões atuais. A reestruturação imobiliária e as transformações da cidade.

GEO06378 - GEOGRAFIA DOS CONFLITOS AGRÁRIOS E SÓCIO-AMBIENTAIS – 03 Créditos (30-00-30), 60 horas. Geografia da ação. Teoria e movimentos sociais. Campesinato e política. Teoria e método sobre conflitos. Movimentos sociais do campo. Conflitos sócio ambientais contemporâneos. Novas dinâmicas dos movimentos sócio-ambientais contemporâneos.

GEO06377 - GEOGRAFIA AGRÁRIA DO ESPÍRITO SANTO - 03 Créditos (30-00-30), 60 horas. A questão agrária no estado do Espírito Santo. Apropriação das condições naturais de existência no Espírito Santo. Produção e distribuição dos produtos agrícolas no Espírito Santo. Estrutura fundiária e os conflitos agrários no Espírito Santo.  Territórios agrários no Espírito Santo. Etnias e territorialidades no Espírito Santo. Saberes agrários no Espírito Santo.

GEO06379 - FORMAÇÃO TERRITORIAL, ECONÔMICA, REGIÃO E ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO – 03 créditos (30-30-00) – 60 horas. O espaço brasileiro no período colonial: as economias coloniais no território. Mudanças na economia e na organização do espaço no ciclo do café. As condições da emergência da industrialização brasileira. A formação do espaço urbano-industrial. A consolidação da sociedade urbana brasileira contemporânea. A (re) organização do espaço brasileiro no final do século XX e limiar do século XXI.

GEO06374 - ESTUDOS DE URBANIZAÇÃO E METROPOLIZAÇÃO NO BRASIL – 03 créditos (30-30-00), 60 horas. Processo de reprodução do espaço urbano: conceitos e noções em geografia. As transformações econômicas e industriais e a organização do espaço urbano no Brasil. Rede urbana e regional. A Urbanização Acelerada e a criação das metrópoles no Brasil. O processo de produção de novas áreas metropolitanas no Brasil. Estudos da Região Metropolitana de Vitória.

GEO06380 - ELEMENTOS DE EPISTEMOLOGIA DA GEOGRAFIA HUMANA – 03 créditos (30-30-00), 60 horas. Objetivos, domínio, evolução e instrumental da Geografia. A geografia e as outras ciências: geografia e ciências naturais, geografia e ciências da sociedade. A base do pensamento geográfico. A geografia nos séculos XVIII e XIX. Os caminhos da geografia e as diferentes correntes teóricas modernas. Geografia: ciência ou saber?

GEO06381- SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICAS APLICÁVEIS A RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS – 03 créditos (30-00-30)– 60 horas. Noções Básicas de Tecnologias de Informação e Comunicação; gerenciamento de dados espaciais; modelagem espacial em sistemas vetoriais; modelagem espacial em sistemas matriciais;; integração sensoriamento remoto/ sistemas de informações geográficas; sistemas de informações geográficas dinâmicos; introdução ao sistema de posicionamento global; exatidão e propagação de erros; etapas para implementação de um sistema de informações geográficas em ambiente empresarial.

 

3.4.5 - DISCIPLINAS OPTATIVAS DO NÚCLEO DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO.

GEO09173 - CARTOGRAFIA ESCOLAR - 03 Créditos (30-00-30), 60 horas. Desenvolvimento do campo de pesquisa em cartografia escolar no Brasil e no mundo; alfabetização cartográfica; cartografia no ensino básico de Geografia.

CSO02635 - SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO – 60 horas, 04 créditos (60-00-00). O referencial teórico-sociológico da educação: educação como processo social de integração, contradição e transformação da sociedade. Desenvolvimento da sociedade brasileira e educação. A educação formal e informal como espaço político de luta pela hegemonia. Relação entre educação e desigualdade social. Estado e educação. Trabalho e educação: aspectos sociológicos.

LET02630 – LÍNGUA PORTUGUESA – 60 HORAS, 04 créditos (60-00-00). Produção e compreensão de texto como prática interdisciplinar. Análise do texto do aluno (a questão da textualidade). A tipologia textual: prática e análise dos diferentes tipos de textos produzidos pelos alunos.

DID06335– CURRÍCULO e FORMAÇÃO DOCENTE – 04 Créditos (60-00-00), 60 horas. Fundamentos do currículo. Principais enfoques curriculares. Acompanhamento e análise e um currículo. Formação para a docência.

EDU05788 – EDUCAÇÃO E INCLUSÃO - 04 Créditos (60-00-00), 60 horas. Diferentes abordagens sobe educação e diversidade. Perspectivas histórico-culturais e psicossociais. Legislação e políticas públicas em educação especial no  Brasil e no Espírito Santo; os sujeitos da educação. O cotidiano educacional, o contexto escolar, a diversidade e a escola inclusiva.

DID06465 – PESQUISA PRÁTICA PEDAGÓGICA - 04 Créditos (60-00-00), 60 horas. Relação entre pesquisa, formação do professor e prática pedagógica, com vistas ao ensino com pesquisa, considerando suas diferentes interfaces. Análise crítica da ação docente e o papel do professor na pesquisa, na produção e socialização do conhecimento sobre o ensino. Elementos teórico-metodológicos e diferentes enfoques da pesquisa sobre, com e para a prática pedagógica.

 

3.4.6 - DISCIPLINAS OPTATIVAS DO NÚCLEO COMPLEMENTAR OFERTADAS POR OUTROS DEPARTAMENTOS.

PSI00759 - PSICOLOGIA I – 60 horas, 04 créditos (60-00-00) - Introdução ao pensamento psicológico. Sistemas e Teorias em Psicologia: Estruturalismo, behaviorismo, gestaltismo, Teoria de Campo de Kurt Levin, psicanálise.  Estrutura da personalidade segundo Freud, influência do pensamento freudiano na psicologia contemporânea.  Adler, Jung e os neuropsicanalistas, contribuições e críticas

ERN01745 - INTRODUÇÃO À SEDIMENTOLOGIA - 60 horas. 03 créditos (30-30-00). Introdução. Intemperismo. Ciclo sedimentar. Propriedade dos sedimentos. Transporte e sedimentação. Ambiente de sedimentação e facies sedimentares. Sedimentação e tectônica. Interpretação geológica das rochas sedimentares. Importância prática e econômica dos estudos de processos e produtos sedimentares.

ERN00488 - ELEMENTOS DE ECOLOGIA - 75 horas. 04 créditos (45-30-00).   Noções Gerais de ecologia. Fatores ecológicos: abióticos e bióticos. Noções de ecossistema. Fluxo de energia e transferência de matéria. A produtividade nos ecossistemas. Dinâmica e evolução ecossistemática.

ERN00989 - OCEANOGRAFIA GERAL - 75 horas. 04 créditos (45-30-00).  Introdução à Oceanografia. Diagrama T-S. Propagação da luz e do som no meio oceânico. Circulação superficial. Estuários. Composição química da água do mar. Interação entre o ambiente, a flora e a fauna marinha. Características e métodos de estudo do plâncton, necton e bentos. Produção marinha. Produtos marinhos e interesses econômicos.

ERN02825 - ASPECTOS GEOLÓGICOS DO ESPÍRITO SANTO. 60 horas. 04 créditos (60-00-00).  Geologia Histórica do Brasil; Eventos Geológicos Brasileiros; o Pré-Cambriano no Espírito Santo; Eventos Mesozóicos no Espírito Santo; Eventos do Terciário no Espírito Santo; A Formação Barreiras; Eventos do Quaternário no Espírito Santo; As bacias sedimentares; o Quaternário Costeiro.

ERN00988 - PROPRIEDADE E FERTILIDADE DOS SOLOS - 45 HORAS. 03 créditos (45-00-00)  Os elementos constituintes do solo. Os colóides do solo e suas propriedades. Estudos dos elementos que compõem as bases totais do solo. Os oligo-elementos do solo. Os elementos traços do solo. Problemas de adubação e correção de fertilidade.

ERN01546 - POLUIÇÃO AMBIENTAL - 60 horas. 04 créditos (60-00-00). Noções de Ecologia. O homem no ecossistema. Poluição do ar, do solo e da água. Poluição térmica, sonora e radioativa. Avaliação do impacto ambiental. Planejamento ambiental.

ERN06183 – CIÊNCIAS DO AMBIENTE - 60 horas, 04 créditos (60-00-00). Noções gerais dos Meios físico, biótico e antrópico; dos ciclos da vida, dos principais biomas brasileiros e suas ecologias, do solo, da água e do ar; conhecimento básico dos resíduos sólidos quanto à segregação, gerenciamento e destinação; da vegetação como indicadora da qualidade ambiental; da utilização racional dos ambientes e conhecimento das linhas básicas do sistema de licenciamento ambiental.

ERN05916 – ASPECTOS DE HIDROLOGIA CONTINENTAL – 60 horas, 04 créditos (60-00-00). Introdução. Bacia hidrográfica. Ciclo Hidrológico. Planejamento e gestão de bacias.

CSO00184 - INTRODUÇÃO A ANTROPOLOGIA – 60 horas, 04 créditos (60-00-00) - Introdução aos métodos e objetos da antropologia. Abordagem preliminar de seus temas básicos.

CSO00185 - ETNOLOGIA E ETNOGRAFIA DO BRASIL – 45 horas, 03 créditos (45-00-00). – Pré-requisito: Introdução à Antropologia. Conceito de cultura e critica do etnocentrismo.Conhecimento da formação da população brasileira. Contribuição étnica, diferencial dos vários grupos. Constituição das minorias étnicas e configuração social e cultural brasileira.

CSO02937 - FORMAÇÃO SÓCIO-ECONÔMICA E POLÍTICA DO BRASIL – 60 horas, 04 créditos (60-00-00). O modelo econômico primário–exportador, a sociedade civil e o Estado brasileiro até 1930. A crise do setor agro-exportador e a Revolução de 30. A industrialização e o Estado Novo. A sociedade civil e o estado sob a vigência da democracia populista. A internacionalização da economia, a aceleração do processo de urbanização e as contradições urbanas sob a vigência do regime militar pós 64. A transição democrática. As perspectivas atuais e futuras da sociedade brasileira.

CSO02942 - FORMAÇÃO SÓCIO-ECONÔMICA, POLÍTICA E CULTURAL DO ESPÍRITO SANTO. 60 horas 04 créditos (60-00-00) – O processo de formação do Espírito Santo no período colonial. A forma de inserção do Espírito Santo na economia cafeeira paulista. As especificidades do Espírito Santo no contexto das transformações sócio-econômicas e políticas do Brasil até fins dos anos 60. As transformações ocorridas no Espírito Santo a partir dos anos 70. As especificidades da modernização conservadora no Espírito Santo: aspectos políticos, econômicos, sociais, culturais, tecnológicos e ambientais. As perspectivas futuras.

CSO02940 - SOCIOLOGIA DA QUESTÃO AGRÁRIA. 60 horas 04 créditos (60-00-00) – Origens agrárias da sociedade brasileira. Formação do mundo contemporâneo e a questão agrária. Reforma agrária e movimentos sociais no campo.

CSO02941 - SOCIOLOGIA URBANA. 60 horas 04 créditos (60-00-00) – As principais correntes de pensamento sobre as cidades modernas. A Sociologia Urbana da Escola de Chicago. Da crítica à Escola de Chicago aos teóricos franceses. A Antropologia Urbana. As contribuições do pensamento latino-americano, em geral e brasileiro, em particular, sobre a questão urbana. (Sugestão de Pré-requisito: Geografia Urbana).

CSO02961 - SOCIOLOGIA DO TRABALHO. 60 horas 04 créditos (60-00-00) – trabalho, sociologia e cultura: paradigmas produtivos e paradigmas de conhecimento.

CSO02973 - SOCIOLOGIA E MEIO AMBIENTE, 60 horas 04 créditos (60-00-00) – Teoria Sociológica e a Questão Ambiental. Origem e desenvolvimento dos Movimentos ecológicos no Brasil. Desenvolvimento sustentável. Pontos e contrapontos.

FIL02439 – HISTÓRIA DA FILOSOFIA I – 60 horas – 04 créditos (60-00-00). A emergência do saber filosófico. As diferenças entre ciência, mitologia, teologia e filosofia. A noção de verdade. A “polis”, a cosmologia e a ética.

FIL02488 - FILOSOFIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS – 60 horas – 04 créditos (60-00-00). A relação Filosofia-Movimentos Sociais. Epistemologias subjacentes aos estudos dos movimentos sociais no Brasil. Reflexão filosófica sobre a dialética de um movimentos social em efetivação na sociedade brasileira.

FIL02457 - FILOSOFIA POLÍTICA I – 60 horas – 04 créditos (60-00-00). Filosofia e Política. Fundamentação filosófica da prática política. Estado e Poder na Filosofia grega. Estado e poder na Filosofia moderna. Questões de Filosofia Política na sociedade contemporânea.

FIL02460 - TEORIA DAS CIÊNCIAS I – 60 horas – 04 créditos (60-00-00). Problematização do estatuto das ciências humanas. O problema da consciência histórica em Hegel e em Marx. A via hermenêutica. A positividade das ciências humanas em Dilthey e Comte. Marx Weber e as Ciências humanas. A teoria fenomenológica de Husserl. Ciências humanas e política.

FIL 2442- TEORIA DO CONHECIMENTO I – 60 horas – 04 créditos (60-00-00). Questões gerais: possibilidade, origem, natureza e tipos de conhecimento. A questão da verdade. Resposta ao ceticismo.Certeza e dúvida radical. Teoria e Realidade. A questão da objetividade. Explicação e Compreensão.

SSO00229 – POLÍTICA HABITACIONAL – 60 Horas, 04 créditos (60-00-00). Discussão conceitual acerca da questão habitacional correlacionada à análise da problemática urbana e ao debate sobre as políticas sociais no Brasil. A trajetória histórica da Política Habitacional Brasileira e seu impacto sobre as demandas da sociedade. A problemática da morada e a movimentação dos diferentes atores sociais, a questão da demandas e respostas. A realidade específica do Espírito Santo e a política local. A atuação do Serviço Social na questão da moradia.

STA04695 – ESTATÍSTICA APLICADA às CIÊNCIAS SOCIAIS II, 60 horas, 03 créditos (30-30-00)  – A Estatística Inferencial – Estimação de Parâmetros – Amostragem Aleatória Simples – Amostragem por Cotas – Testes Estatísticos de Hipóteses – Noções de Métodos Multivariados.

ECO07705 – INTRODUÇÃO à ECONOMIA POLÍTICA – 60 horas, 04 créditos (60-00-00). Evolução histórica da Ciência Econômica. Paradigmas atuais; o capitalismo contemporâneo e o capital financeiro; Economia Brasileira: política econômica e perspectivas sob um enfoque crítico; temas econômicos atuais.

ECO06184 – ECONOMIA BRASILEIRA – 60 horas, 04 créditos (60-00-00). Origens da indústria no Brasil; a industrialização restringida: processo de industrialização por substituição de importações, Plano de Metas, crise e ajustamento nos anos sessenta; o Milagre econômico brasileiro e o Plano de Metas; crise dos anos setenta; as experiências de estabilização dos anos 80 e 90; fase atual e perspectivas.

 

4*4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL. Lei n. 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Fixa as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília: v. 134, 23 dez. 1996.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9394, de 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: História, Geografia. Secretaria da Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: Geografia. Secretaria da Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Parecer CNE/CP 009/2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília: 8 maio 2001.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Parecer CNE/CP nº. 21/2001

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Parecer CNE/CP 27/2001, altera alínea c do parecer CNE/CP009/2001.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Parecer CNE/CP 28/2001. Dá nova redação ao Parecer CNE/CP nº. 21/2001.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. CONSELHO PLENO. Resolução CNE/CP 1, de 18 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Diário Oficial da União, Brasília: Seção 1, p. 31, 9 abr. 2002.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. CONSELHO PLENO. Resolução CNE/CP 2, de 19 de fevereiro de 2002. Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior. Diário Oficial da União, Brasília: Seção 1, p. 9, 4 mar. 2002.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução CNE/CES Nº. 14/2002. Estabelece Diretrizes Curriculares para o Curso de Geografia.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Parecer  CNE/CES nº 329/2004. Trata da carga horária mínima dos cursos de Graduação, Bacharelado, na modalidade presencial.

DINIZ, José Felizola. O Geógrafo Profissional no Brasil. III Encontro da AGB, Fortaleza, 1978. In: G.G. Azevedo. Análise Crítica do Ensino e da Formação do Profissional de Geografia no Brasil. Ver. Geografia e Ensino, ano 2, nº8, 1988.

MEC/SEF. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS – Introdução, Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Fundamental, 1997.

SANTOS. Milton. Jornal Folha de São Paulo, Caderno Mais,em 13/10/1996.

TITARELLI, Augusto. Bacharelado e Licenciatura. Simpósio Teoria e Ensino de Geografia. Belo Horizonte, 1983. In: G.G. Azevedo. Análise Crítica do Ensino e da Formação do Profissional de Geografia no Brasil. Ver. Geografia e Ensino, ano 2, nº8, 1988.

 

           

 

 

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910