Intercâmbios institucionais

1-Centro de Estudos e Pesquisas em Desastres Naturais do Espírito Santo (CEPED-ES).
Tem como parceiros na realização de ações de extensão e pesquisa o IG-SP (Instituto Geológico de São Paulo), a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado do Espírito Santo (CEPDEC-ES), a Agência Estadual de Recursos Hídricos do Estado do espírito Santo (AGERH-ES), o IJSN, o INCAPER, o Núcleo de Estudos Urbanos e Sócio-Ambientais (NEUS-UVV) e a Rede de Pesquisa para Redução de Risco de Desastre (R3d).

2-Programa Saberes Indígenas na Escola
Financiado pela UFES e SECADI/MEC. O desenvolvimento do Programa ocorre em rede com a UFMG ( coordenação geral) UFRGS- UFSC- UEM-USP- UERJ

3- Intercâmbio entre a Universidade Federal do Espírito Santo e a Universidade Federal do Pará:
Projeto: Análise comparativa da imigração italiana dirigida para o Espírito Santo e para a Amazônia durante a segunda metade do século XIX e primeira metade do século XX. Este estudo tem como objetivo comparar os fluxos migratórios que se dirigiram para o estado do Espírito Santo, situado no eixo principal de atração do país e para a Amazônia, situada fora da referida área, durante a segunda metade do século XIX e primeira metade do século XX.

4-Cooperação para constituição de Banco de Dados Rede Data Luta: coordenação UNESP PP:
Projeto de pesquisa e extensão criado em 1998 pelo Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária NERA, vinculado ao Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP, campus de Presidente Prudente (SP), com o objetivo de coletar, sistematizar e realizar estudos e pesquisas sobre as temáticas da questão agrária e da Reforma Agrária no Brasil.

5-Rede de Pesquisa em Urbanismo no Brasil:
Essa rede existe desde 1996 (www.urbanismobr.org). A coordenação é da FAU-USP e envolve 8 instituições (UFES, USP, USP S. Carlos, UFF, UFPE, UFBA, UFJF, UFRGS).

6-Rede de Pesquisa que estuda o Sistema de Espaços Livres no Brasil:
Rede existente desde 2006. A coordenação é da FAU-USP (Laboratório Quapá) e envolve pesquisadores das seguintes universidades: Universidade de São Paulo, Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal do Paraná, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal do Espírito Santo, Universidade Federal de Alagoas, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal do Pará, Universidade Federal de Tocantins, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Universidade Estadual de Maringá, do Maranhão, Pontifícia Universidade Católica de Campinas e Centro Universitário de Formiga.

7-Rede de Pesquisa Imagens, Geografia e Educação
Parceria entre os Grupos de pesquisa: POESI - Política Espacial das Imagens Cartográficas (UFES) e grupos de instituições sediadas nas cidades de Natal (RN), Campinas(SP), São Paulo (SP), Presidente Prudente (SP)/Dourados (MS), Crato (CE) e Florianópolis (SC) Tandil (Argentina), Minho (Portugal) e Córdoba (Colômbia).

8-Rede ReBentos:
A rede objetiva a criação e implementação de uma rede integrada de estudos dos habitats bentônicos do litoral brasileiro, vinculada à Sub-Rede Zonas Costeiras da Rede Clima (MCT) e ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas (INCT-MC)

9-Projeto "Casadinho":
Com apoio do CNPQ entre o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFES e a FAU-USP

10-Projeto de pesquisa integrado:
Objetiva analisar as transformações da paisagem urbana contemporânea em fronteiras de expansão metropolitanas: o caso de Anchieta (ES) com apoio da FAPES, Envolvendo além da UFES, o Instituto Jones dos Santos Neves, a Universidade Estadual do Norte Fluminense e a Universidade Federal Fluminense.

11-Rede de Pesquisa Observatório dos Conflitos Urbanos:
Coordenador Geral: Carlos Vainer IPPUR-UFRJ: Observatório Permanente dos Conflitos Urbanos na cidade de Vitória O observatório dos conflitos urbanos na cidade de Vitória visa possibilitar acesso livre e consulta do público em geral de um banco permanente de dados georeferenciados. O mapeamento e classificação dos conflitos, a partir de múltiplas variáveis, incluindo os atores envolvidos, garante o registro da memória social das ações coletivas assim como constitui importante fonte de possibilidades de pesquisa acerca das dinâmicas sociais e das políticas públicas urbanas

12- Rede CLIMA – Rede Brasileira de pesquisas sobre mudanças climáticas, sub-rede Divulgação Científica e Mudanças Climáticas.

  • Internacionais

1-Acordo de cooperação com a UNICAMP, Udesc, Urca, Ufrn, USP, UFGD, Universidad de Buenos Aires, Universidade do Minho, Universidad de Córdoba para a Rede de Pesquisa em Imagem, Educação e Geografia:
Participação Prof. PPGG/UFES: Prof. Gisele Girardi. Período de cooperação: 1995 (em andamento).

2-Convênio Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) - Università Degli Studi di Torino, Itália (UST):
A UFES e a UST mantêm um acordo de colaboração para desenvolvimento de atividades científicas e culturais desde 1994. Os trabalhos realizados pelos componentes do grupo resultaram em livros, capítulos de livros, artigos publicados em atas de Congressos e em diversos veículos. Foram promovidos seminários internacionais , em Torino e em Vitória, e dois cursos de “Master Universitário” realizados em Vitória e em Castelo.

3-Convênio Internacional com a Universidad Nacional Autónoma do México (UNAM):
Acordo de Cooperação com o Centro de Investigaciones sobre América Latina y el Caribe (CIALC) da Universidad Nacional Autónoma do México (UNAM).

4-Convênio Internacional com o Departamento de Geografia da Universidade de Paris X-Nanterre:
Tem por objetivo pesquisas sobre a Justiça Espacial e Social com realização de Seminários Internacionais e mobilidade acadêmica

5-Projeto de cooperação internacional em funcionamento aprovado pela CAPES reunido as universidades UFES, UERJ e Ca´Fóscari (Universidade de Veneza), aprovado em 2015 com duração até 2017.

6-Representação por meio da ocupação do cargo de Embaixador brasileiro da International Network for Theory of History desde 2014 até o presente.

7-Rede LAIIT – Rede Latinoamericana de estudos sobre imagem, identidade e território. Envolve grupos de pesquisa e pesquisadores das seguintes universidades: UFAL; UFRGS; UFF; UNICAMP; UFG; UFES, UFBA, UFPA; Universidade Mayor de San Andrés, da Bolívia; Universidade de Buenos Aires; Universidade do Minho.

Transparência Pública
Acesso à informação
Reuni

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910