O CANAL CAMPOS-MACAÉ COMO EXPRESSÃO DA CONSTITUIÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA DA CONFIGURAÇÃO TERRITORIAL DE CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ.

Nome: RAFAEL ESPINOZA GOMES ROSEIRA ANDRÉ
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 11/12/2015
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
LUIS CARLOS TOSTA DOS REIS Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CARLOS TEIXEIRA DE CAMPOS JÚNIOR Examinador Interno
EDUARDO RODRIGUES GOMES Examinador Externo
LUIS CARLOS TOSTA DOS REIS Orientador

Resumo: O presente trabalho visa problematizar a construção do canal Campos-Macaé situado na região Norte Fluminense do estado do Rio de Janeiro, abordando os fatores responsáveis pela sua instalação sob a ótica da produção capitalista.
Para tanto, adota-se a perspectiva teórica abordada em parte da extensa obra de Milton Santos, pois auxilia na assimilação da Técnica para a análise e interpretação da produção espacial. Pretende-se compreender de que maneira o processo de materialização do canal Campos-Macaé se apresenta como um elemento da constituição técnico-científica da configuração territorial de Campos dos Goytacazes, em função do processo de modernização que passava a região, o estado e a nação.
Nesta perspectiva o trabalho visa auxiliar no entendimento de como se deu o processo de refuncionalização do uso original do canal como hidrovia, sob controle da oligarquia rural campista e regional, se voltando para outros usos como canal de drenagem e elemento paisagístico, buscando compreender a sua relação através do tempo com a sociedade local e regional.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910