O Processo de Produção das Cidades a Partir das Intervenções Urbanas: o Caso do "Projeto Lerner" para Serra-es

Nome: LUCIANA SCHAEFFER
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 25/10/2013
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
CLÁUDIO LUIZ ZANOTELLI Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALVARO HENRIQUE DE SOUZA FERREIRA Examinador Externo
CLÁUDIO LUIZ ZANOTELLI Orientador
ENEIDA MARIA DE SOUZA Examinador Interno

Resumo: O processo de produção da cidade é contínuo e mutante, características essas propiciadas, em grande parte, pelos diversos agentes que compõem o espaço urbano. As intervenções urbanas cadenciam um ritmo acelerado às transformações que são inerentes à cidade.
Para entender esse processo de produção é necessária a compreensão das relações existentes entre esses agentes e o seu papel na articulação, elaboração e implantação de uma intervenção urbana. Nesse contexto, é objetivo dessa dissertação o estudo dessas relações, tendo como estudo de caso o projeto de remodelação urbana desenvolvido pelo escritório do arquiteto Jaime Lerner Contribuições ao Desenvolvimento Urbano Sustentável do Município de Serra, contratado pela Prefeitura Municipal de Serra ES.
Para tal, primeiramente, realizou-se um estudo sobre o município de Serra ES, para posteriormente se voltar para agentes que compõem a cidade (Estado, capital imobiliário, planejador urbano e os segmentos sociais, na forma da participação popular). Por fim, a análise compreendeu o projeto de Jaime Lerner, as implicações dos agentes urbanos e seus possíveis rebatimentos no espaço urbano.
Como resultados, em termos gerais, pôde-se perceber que o caráter desenvolvimentista ainda é bastante recorrente. Nas cidades e em Serra, a construção de um espaço urbano justo e igualitário é confundida com alargamento econômico, particularmente em Serra, pelo desenvolvimento do capital imobiliário, apoiado e impulsionado pelo Estado, tendo nas intervenções urbanas uma legitimação dessas ações.
Pretende-se, ao final, contribuir para o entendimento da produção da cidade a partir de uma intervenção urbana que aparentemente é de interesse de todos os segmentos sociais, mas que privilegia apenas a parcela dominante da sociedade. Assim, espera-se que num futuro, essa dissertação auxilie positivamente a participação na produção urbana de todos os segmentos sociais.
Palavras-Chave: Produção urbana, intervenção urbana, agentes sociais, Projeto Jaime Lerner.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910