O Isolamento no Hospital Colônia Pedro Fontes - Itanhenga/ES e a Característica da População do Educandário Alzira Bley no Período de 1937 a 2012.

Nome: ELAINE CRISTINA ROSSI PAVANI
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 29/10/2013
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
AURÉLIA HERMÍNIA CASTIGLIONI Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
AURÉLIA HERMÍNIA CASTIGLIONI Orientador
MARIA DE NAZARÉ DE SOUZA RIBEIRO Examinador Externo
MARIA INÊS FAÉ Orientador

Resumo: Utiliza um banco de dados como fonte de pesquisa para a caracterização da população do Educandário Alzira Bley, localizado na BR 101 - km 9, bairro de Itanhenga, Cariacica/ES.desde, a sua fundação em 1937 até 2012. Caracteriza e analisa a população do Educandário, com as informações provenientes de uma fonte de dados documental e histórica contida nos dois livros de registros do Educandário e seus arquivos fotográficos. As informações sobre as 3.432 pessoas compõem um banco de dados e as fotografias foram digitalizadas. No estudo foram feitas entrevistas semi-estruturadas com funcionários e ex-internos do Educandário, que deram vida e movimento às análises dos gráficos e tabelas elaborados a partir do banco de dados. Para o embasamento teórico do estudo da população são empregados conceitos pertinentes à transição demográfica e à transição epidemiológica, às migrações forçadas, às redes migratórias e às características da população (sexo, idade, cor, origem e suas variações) que forneceram os elementos para a análise do estado da população em diferentes momentos históricos. A Geografia Histórica completa os referenciais teóricos desta investigação, pois muitas características geográficas requerem estudos históricos para uma explicação satisfatória de como chegaram ao que são hoje. O estudo do passado de um determinado lugar requer fontes que permitam recompor, mesmo que parcialmente, sua história. As fotografias, os depoimentos e livros de registros do Educandário propiciaram a caracterização da população que passou e/ou viveu no Educandário Alzira Bley ao longo destes 75 anos.

Palavras-chave: Hanseníase. Hospital Colônia Pedro Fontes. Geografia da População. Geografia Histórica. Educandário Alzira Bley

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910