ESTUDANTES-CARTÓGRAFOS: MAPAS COLABORATIVOS, CELULARES E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA ESCOLA

Nome: PATRÍCIA SILVA LEAL COELHO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 22/09/2016
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
GISELE GIRARDI Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
GISELE GIRARDI Orientador
WENCESLÁO MACHADO DE OLIVEIRA JUNIOR Examinador Externo

Resumo: A criação de mapas e o ato de mapear, durante muito tempo, ficou restrito a um grupo de pessoas ou à instituições. A partir da virada espacial ocorrida no fim do século XX, somada às inovações tecnológicas observadas no início do século XXI, a Cartografia ganhou novas características, seja pelo modo de produção de conteúdo, seja pela maneira como esse conteúdo é compartilhado. Essas novas possibilidades geram atravessamentos e novas potencialidades. A fim de entender melhor como ocorrem essas novas relações, entre a elaboração de mapas e as novas tecnologias de informação e comunicação, usou-se como forma de reflexão e análise uma unidade escolar, cujos estudantes estão na etapa final da educação básica (Ensino Médio), de um bairro localizado dentro do município da Serra, do qual a região da Grande Jacaraípe. Para tanto, observou-se o manuseio e interação entre dispositivos tecnológicos que com potencialidade de mapeamento, na razão da geração de dados. Dados esses, obtidos através de mapas digitais, vídeos, fotos, croquis entre outros. Essas possibilidades permitem, assim, entender melhor quais as relações dos indivíduos com o espaço e quais os processos gerados a partir dessas relações.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910